Mais 10 UBS passam a atender das 7h às 19h a partir desta terça-feira (19)

Esta unidades vão receber ao todo 44 novos profissionais

BRUSQUE

  19 de março de 2024


Ouça o texto
Mais 10 UBS passam a atender das 7h às 19h a partir desta terça-feira (19)

Nesta terça-feira (19), mais um passo foi dado no avanço da Saúde em Brusque. Agora, mais 10 Unidades Básicas de Saúde passaram a atender em um horário estendido, das 7h às 19h.

As UBSs que vão atender neste novo formato são: Cedrinho, Dom Joaquim, São João, Rua Nova Trento, Guarani, Bateas, São Pedro, Limeira, Santa Terezinha e Planalto. Essas 10 unidades se juntam a outras nove que já estão atendendo neste horário desde o dia 19 de fevereiro.

A moradora do bairro Limeira Baixa, senhora Valtrudes, esteve nesse primeiro dia de ampliação na unidade, e comentou sobre os novos horários. “Eu moro aqui há mais de 70 anos. Esse novo formato vai ajudar bastante. Tem muita consulta para fazer, e esse novo horário vai ajudar demais. Eu utilizo bastante a unidade de saúde e sou sempre bem atendida”, destaca.

O quadro de funcionários também aumentou agora com a ampliação. Ao todo, 44 novos profissionais farão parte das 10 unidades. Na fase anterior, outros 32 médicos foram contratados para atuar nas outras nove unidades.

A mudança foi pensada para poder garantir o acesso de todos os moradores aos serviços de saúde, mesmo aqueles que trabalham em horário comercial. Desde de setembro de 2023, a Secretária de Saúde do município, junto com o Ministério da Saúde, vem planejando o processo de melhoria para que a população de Brusque consiga ter mais acesso aos atendimentos nas UBS.

A Unidade Central também faria parte do processo de ampliação, porém a UBS no momento está alocada na Policlínica, o que deve mudar em breve, e então, a UBS Centro também passará a atender neste horário. “A gente chega na segunda etapa com mais 10 UBSs ampliadas. A única que não ampliou ainda, foi a UBS do Centro, que no momento está localizada na policlínica. A ampliação vai ocorrer quando a unidade central for para o novo local, que está previsto para o dia 13 de abril. Foi algo que veio num momento essencial para Brusque, pois estamos vivendo uma crise sanitária no município com a Dengue”, explica a secretária de Saúde, Dra Thayse Rosa.

Os novos horários já estão dando resultados. As unidades dos bairros: Águas Claras, Paquetá, Rio Branco, Maluche, Azambuja, Santa Rita, Steffen, São Luiz e Nova Brasília, que começaram a atender das 7h às 19h no mês passado, tiveram o número de consultas realizadas duplicadas. No ano de 2023, de 19 de fevereiro a 10 de março, somando as nove primeiras unidades, foram realizadas 2648 consultas. Em 2024, no mesmo período, já foram realizadas 6050 consultas, o que significa um crescimento de 128,57%.

Inscreva-se na newsletter.