Mais da metade dos servidores públicos de Brusque são mulheres

Grande maioria se encontra lotada na Secretaria de Educação

7 de março de 2024

Mais da metade dos servidores públicos de Brusque são mulheres

Nesta semana, lembramos o Dia Internacional das Mulheres. Além de uma data para se comemorar, também é um período que denota a necessidade de reflexão pela representatividade feminina em diversos setores da sociedade.

E por falar em representatividade, em Brusque, quase 70% de todo o quadro de servidores do governo municipal é composto por mulheres. Ao todo, são 3025 profissionais, que representam 69,87% dos funcionários público da cidade.

Desde médicas, secretárias, enfermeiras, professoras, serventes, advogadas, biólogas, veterinárias, comunicadoras, agentes administrativas, eletricistas, as mulheres estão em todas as partes, ajudando a construir uma cidade cada vez melhor.

A grande concentração está na Secretaria de Educação, que conta com 2101 mulheres, seguida pela Secretaria de Saúde, com 659. No prédio administrativo, são 130 mulheres e na Secretaria de Obras outras 30.

Na Fundação Cultural de Brusque, são 13 servidoras, oito no Parque Zoobotânico e seis na Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema).

Além disso, a força feminina está representada no alto escalão governamental, com representantes à frente de pastas estratégicas como, por exemplo, a Secretaria de Desenvolvimento Social, comandada por Fabiana Silva Santos Gascoin, a Secretaria de Orçamento e Finanças, gerida por Edena Beatris Censi, a Secretaria de Educação, com a secretária municipal Franciele Mayer, e a Secretaria de Saúde, na figura da Dra. Thayse Rosa.

As mulheres também encontram-se presentes em outras posições de relevância na estrutura governamental do município. Ivanete Lago Groh, por exemplo, é diretora-geral na Secretaria de Educação. Sonia Knihs, há mais de uma década, como diretora-geral na Procuradoria-Geral do Município, Joseana Paes no setor de Licitações, Ione Veronese no Parque Zoobotânico, Larissa de Pádua Bosio no Samae e Rafaela Maestri no Turismo.

Suzana Mafra, diretora do setor de Recursos Humanos, é servidora da Prefeitura desde os 19 anos. Hoje com 54, ela se encaminha para 34 anos de contribuição no serviço público. “Estar a frente do RH depois de tantos anos de serviço é uma grande honra. Recebi a missão, infelizmente, depois do falecimento do meu marido, que também era servidor, mas encarei e é uma honra ser mulher e estar a frente do setor”.

Durante os anos, Suzana afirma que vê cada vez mais mulheres tomando postos importantes. “É claro que o concurso é igualitário para todos, porém a gente vê que cada vez mais as mulheres estão inseridas no mercado, em todas as áreas”, finaliza a diretora.

A mulher com mais tempo de serviço no poder público municipal é a professora Ana Regina Sgrott Dalsochio, que leciona atualmente na Escola de Educação Fundamental Nova Brasília. Ela é efetiva da rede desde o dia 3 de fevereiro de 1987, contabilizando mais de 37 anos de contribuição.