Mais de 1400 pessoas compareceram ao “Astronomia no Parque”

Evento foi um sucesso e segunda edição já tem data marcada

14 de fevereiro de 2024

Mais de 1400 pessoas compareceram ao “Astronomia no Parque”

Não faltou entretenimento na noite deste domingo (11) em Brusque. Às 19h30, as filas começaram a se formar para o “Astronomia no Parque”. Aproximadamente 1400 pessoas vieram até o Parque das Esculturas para prestigiar a ação realizada pelo Clube de Astronomia de Brusque.

Para o evento, o clube trouxe seis telescópios, com ampliação de aproximadamente 350 vezes. Os visitantes puderam se deslumbrar com a lua nova, o aglomerado aberto das Plêiades em Touro, a grande nebulosa de Orion, Júpiter e suas luas, além de estrelas e outros objetos do céu profundo.

Um dos espectadores mais animados foi Lucas Vieira, morador do Centro, que pela primeira vez teve essa experiência. “Já me sinto um astronauta”, brincou o visitante. “Achei sensacional a iniciativa, pela primeira vez estou tendo a oportunidade. É legal ver tantas famílias e crianças aproveitando e se fascinando com essa grandiosidade que é o universo”.

Silvino de Souza, responsável pelo Clube de Astronomia, comemora o sucesso do evento. “Nosso objetivo sempre foi a pesquisa e divulgação da Astronomia e Ciência, é fascinante como as pessoas são curiosas quando falamos dos mistérios do universo. Foi muito gratificante ver pessoas de todas as idades ficando maravilhadas quando observam os astros”.

Além disso, o astrônomo aproveitou para agradecer os envolvidos. “Obrigado à Prefeitura, e a todos os envolvidos na realização desse evento, e um muito obrigado em especial aos voluntários do nosso Clube de Astronomia, é com eles que conseguimos manter essas ações vivas”.

Questionado sobre o próximo evento, Silvino logo dispara: “Com certeza teremos outro evento. Já no próximo sábado (17), novamente aqui no Parque das Esculturas, a partir das 19h. Nosso alvo principal será a lua, que estará Quarto Crescente, 60% iluminada, isso nos dará uma ótima visão das crateras do satélite natural”.

Foto de capa: José Carlos Paulini / SECOM