Matrículas abertas para a Escola de Jovens e Adultos (EJA)

Para participar, o candidato deve ter mais de 15 anos

BRUSQUE

  7 de dezembro de 2023


Ouça o texto
Matrículas abertas para a Escola de Jovens e Adultos (EJA)

A Escola de Jovens e Adultos (EJA) em Brusque está com inscrições abertas, que se estenderão até o dia 19 de dezembro deste ano. As inscrições também serão retomadas no próximo ano, a partir do dia 29 de janeiro. Interessados podem entrar em contato através do Whatsapp 47 3355-8254, pelo e-mail eja@educacao.brusque.sc.gov.br, ou pessoalmente na instituição, das 8h às 11h30 e das 12h30 às 17h, na Arena Brusque.

Para participar, o candidato deve ter mais de 15 anos. A documentação necessária para a inscrição inclui histórico escolar, cópia do RG, CPF pessoal e, se menor de idade, cópia do RG e CPF do pai, mãe ou responsável. Também são requeridos cópia do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e cópia da caderneta de vacinação atualizada, além de comprovante de residência.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) desempenha um papel fundamental na conclusão da alfabetização e nos Anos Iniciais da população, oferecendo uma segunda oportunidade para aqueles que não tiveram acesso à educação formal no momento apropriado. Adaptando o ensino a diferentes idades, o EJA não apenas resgata oportunidades perdidas, mas também desempenha um papel vital na capacitação profissional e pessoal.

Sua importância reside na promoção da igualdade de oportunidades, permitindo que os indivíduos alcancem seu potencial máximo independentemente do momento em que iniciam sua jornada educacional.

Os alunos da EJA, por meio de uma política de ensino e metodologia criativa, recebem um ensino de qualidade e igualitário, valorizando a experiência extracurricular e criando um vínculo com professores e a escola, visando a redução do abandono escolar. Essas práticas possibilitam uma participação mais ativa no universo profissional, político e cultural dos cidadãos.

A Secretaria de Educação, Franciele Mayer, destaca que o principal objetivo dessa modalidade de ensino é permitir que jovens, adultos e idosos retomem seus estudos e recuperem o tempo perdido. “Além disso, ela proporciona mais confiança, autoestima, inclusão social e também promove a saúde. O estudo vai muito além das aulas em si; é um local para adquirir conhecimento para a vida”, finaliza.

Inscreva-se na newsletter.