Merenda escolar brusquense: alimento para o corpo e para a alma

Conheça um pouco do dia a dia da alimentação dos alunos da rede municipal de ensino

28 de junho de 2023

Merenda escolar brusquense: alimento para o corpo e para a alma

Diariamente, a moradora do bairro São Pedro, Leane Pothin, leva o pequeno Guilherme, de um ano e cinco meses de idade, para o Centro de Educação Infantil (CEI) Noêmia Fialho II, situado na região central de Brusque. Assim como outras centenas de pais, Leane tem certeza de que, além de muito amor e carinho, o seu baixinho vai receber uma alimentação de ótima qualidade.

Nas escolas da rede municipal e nos centros de educação infantil, além da educação para a vida, os alunos são incentivados a ingerir comida de qualidade, que possuem todos os nutrientes e proteínas necessários para um bom desenvolvimento.

“A merenda do meu filho é excelente e bem variada”, comenta Leane, que se diz extremamente satisfeita com a alimentação fornecida pela Secretaria de Educação. “Percebo a preocupação deles com questões como o açúcar e a gordura. Estou bem feliz, já que isso agrega bastante no crescimento dele e á que precisamos ter uma alimentação bem variada e rica em nutrientes. Sou muito grata pela alimentação que meu filho recebe”, acrescenta.

Além de Guilherme, outros 15 mil alunos devidamente inscritos nas 61 unidades escolares da rede municipal de ensino são alimentados com a premiada merenda brusquense.

Para muitos, um momento comum durante o período de aula. Porém, para outras famílias em situação de vulnerabilidade, a merenda representa uma das únicas refeições do dia.

Por trás de todo esse afeto e cuidado, estão na linha de frente diversos profissionais, como educadores físicos, nutricionistas e gestores.

Alimentos e investimento

Alguns dos itens que fazem parte da merenda escolar brusquense são: aveia em flocos, cacau em pó, açúcar branco e mascavo, arroz parboilizado e integral, coco ralado e sem açúcar, diversos biscoitos, café, farinha de mandioca, milho, trigo integral, feijão-preto, vermelho e também carioca. Macarrão parafuso, óleo de soja, polvilho doce e azedo, sucos de diversas frutas, queijos, farinha de arroz, goma de tapioca e leite também estão entre os ingredientes.

E não para por aí: o cardápio da rede municipal ainda conta com Iogurte com e sem lactose, proteínas como isca de patinho e moída, linguicinha, peito de frango, coxa e sobrecoxa com e sem osso, filé de tilápia e ovos. Nos hortifrútis as escolas possuem beterraba, cebola, alho, cenoura, chuchu, abóbora, repolho e tomate. Já as fruteiras contam com banana, laranja, pera, maçã, mamão, abacate, tangerina e manga.

Até o mês de julho, já foram investidos R$ 3,75 milhões em merenda escolar, sendo que, R$ 2,56 milhões em recursos próprios e R$ 1,2 milhão do governo federal.

Selo de Ouro

Dentre as 61 unidades escolares, 52 receberam o Selo de Ouro, através do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (Comae). O selo de qualidade da merenda escolar avalia alguns critérios das unidades escolares, como a higiene, limpeza, elaboração da comida, dentre outros. Sua entrega reconhece a qualidade da merenda servida na Rede de Ensino, e ainda estimula para que a merenda continue sendo feita com referência no município.

Nossa Escola Nosso Lar

A Secretaria de Educação, além de fornecer e ser destaque no estado quando o assunto é merenda escolar, possui, ainda, a ação Nossa Escola Nosso Lar. O projeto, que iniciou nas escolas de campo, já é realidade em algumas escolas urbanas, e visa manter a conexão das crianças com a terra e a natureza. Diversos hortifrútis são plantados e colhidos pelos alunos da escola, que vão para as cozinhas e são servidos nas merendas.