Mesmo com dificuldades, Diretor-presidente do Ibplan avalia 2020 de forma positiva

Instituto Brusquense de Planejamento se reinventou durante o ano

23 de dezembro de 2020

Com muitos processos que o atendimento ao público ocorria de forma presencial, o Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan) tem se reinventando e buscando alternativas para atender à população brusquense durante a pandemia do novo coronavírus.

O Diretor-presidente do Ibplan Jeferson Petermann falou das dificuldades enfrentadas no ano de 2020. “Esse ano de 2020 foi um ano muito difícil e para o IBPLAN não foi diferente, tivemos que nos readaptar e nos reinventar, tanto na forma de análise dos processos como na forma de atendimento ao cidadão. Criamos um canal para os processos digitais, os processos online onde o cidadão consegue uma comodidade, praticidade e uma agilidade maior nos trâmites dos seus processos junto ao IBPLAN,” disse.

Segundo Petermann, o segundo semestre conseguiu melhorar o ano. “Percebemos sim uma redução na expedição do número de alvarás e processos junto ao IBPLAN, no primeiro semestre , porém, no segundo semestre, percebemos uma boa recuperação, então, acredito que o ano, apesar das dificuldades, foi bom,” disse.

Algumas ações

Com relação ao Parcelamento do Solo  –     definição de diretrizes e planos para as análises e aprovações de projetos de novos loteamentos, bem como para processos de desmembramentos, remembramentos e retificações de áreas.

Foram tramitados aproximadamente 500 processos de parcelamento do solo no ano de 2020 até 01 de dezembro de 2020.

Planejamento Urbano – pesquisas de domínio público, denominações de novas vias e autorizações diversas num total de aproximadamente 300 processos no ano de 2020 até 01 de dezembro de 2020.

Construção Civil – fiscalização das obras executadas no município de Brusque em atendimento as reclamações e pleitos da comunidade, ocupação do solo, placas de publicidade que geram poluição visual, de acordo com as normas do Plano Diretor. Quanto ao licenciamento de novas obras, percebeu-se uma redução no primeiro semestre devido a pandemia da Covid 19 e posteriormente um aumento no segundo semestre após a fase inicial da pandemia, praticamente igualando a quantidade de alvarás expedidos no ano de 2019 com aproximadamente 700 alvarás de construção e aproximadamente 400 expedições de habite-se.