Moradores do Dom Joaquim comemoram conclusão de rua do programa de Pavimentação Comunitária

Após longos anos de espera, finalmente via foi totalmente entregue à população

20 de março de 2024

Depois de muitos anos de espera, quem mora na rua Leonardo Augusto Moreira Bergamasco finalmente pode abrir as janelas de casa sem se preocupar com a poeira da estrada de terra, pode tirar o carro da garagem sem se preocupar com buracos e até se sentir mais seguro com a nova iluminação pública em lâmpadas de LED.

Numa parceria entre os moradores locais com a Prefeitura, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos colocou o plano de pavimentação asfáltica em execução tão logo a arrecadação alcançou os 70% do valor necessário e, agora, enfim, a via está totalmente concluída.

Essa nova realidade não parecia ser mais possível para quem vive há anos na rua, como o Sr. Anderson Rezini, morador e um dos responsáveis por levar o projeto adiante. “Tudo foi um processo de formiguinha. A gente teve pedidos que não foram cumpridos. E através desse novo programa, que foi reformulado, a gente conseguiu buscar o requerimento junto ao diretor de Obras, eu fui de casa em casa pedir, convencer o morador de que dessa vez ia ser cumprido o papel da Prefeitura e conseguimos a adesão. E hoje está aí uma obra que está sendo entregue muito linda realmente”, disse Anderson.

O número de novas adesões ao programa não para de crescer e o vice-prefeito Deco Batisti explicou o porquê disso. “Tem uma palavra que define isso que é seriedade. Seriedade com recurso público. A gente percebe que os moradores estão fazendo essa parceria com a prefeitura e estamos entregando. A lei, quando foi redigida, dizia: 70% de adesão e 70% pago já pode se asfaltar e isso a gente está cumprindo e está entregando uma rua por semana. Já é a sétima entrega e vamos continuar entregando uma por semana”, afirmou Deco.

Prefeito valoriza parceria com comunidade e faz balanço do programa

Presente nas ruas inauguradas pelo Programa de Parceria Comunitária, o prefeito André Vechi ressalta sua alegria em entregar qualidade de vida aos moradores. “Eu sempre digo isso. Claro, há outros fatores além do asfalto novo, como a iluminação de LED que traz em relação à própria segurança, a valorização dos imóveis, mas a qualidade de vida comparando como se vivia antes, na poeira, na lama e agora ter um asfalto de qualidade em frente de casa é algo que traz um diferencial. E poder fazer parte disso é algo que me deixa muito feliz”, disse o prefeito.

Com a sétima rua asfaltada e entregue no Programa de Parceria Comunitária, o chefe do Executivo Municipal fez um balanço do projeto até aqui. “É muito positivo, sobretudo porque isso envolve a confiança das pessoas. Durante muitos anos, as pessoas ficaram desacreditadas do programa de pavimentação comunitária, ou porque era muito burocrático, ou porque pagavam a rua e não viam o asfalto. A rua Augusto Bento de Mello foi paga há dez anos e nunca foi executada. A gente está executando agora, deve ser concluída nas próximas semanas. Então além de fazer aquelas ruas que estão dentro do cronograma dos novos contratos, a gente está honrando aquelas pessoas que já pagaram e que têm o direito de ter o asfalto da frente da sua casa. Isso traz mais credibilidade, cada vez mais adesões, mais moradores, mais ruas querendo aderir ao Programa de Pavimentação Comunitária, que tem sido um grande sucesso da nossa gestão”, concluiu André.