Nos últimos seis meses, mais de 30 pontes em Brusque receberam reparos

Pontilhões também foram incluídos nos trabalhos de manutenção em todo município

BRUSQUE

  6 de fevereiro de 2024


Ouça o texto
Nos últimos seis meses, mais de 30 pontes em Brusque receberam reparos

O Município de Brusque possui diversas pontes e pontilhões que exercem um papel fundamental no deslocamento de milhares de brusquenses todos os dias. Entre elas, muitas possuem estruturas de madeira, o que exige um maior acompanhamento e cuidado.

Tendo isto em vista, nos últimos seis meses a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos realizou reformas e manutenções em mais de 30 destas estruturas em toda a cidade. Serviços como reposição de vigas, pranchas, torres, cabos, entre outros, foram realizados no período.

Espalhadas por todo o município, esses trabalhos foram levados à comunidades como Paquetá, Dom Joaquim, São Pedro, Bateas, Souza Cruz, Ponta Russa, Azambuja, Poço Fundo, Cedro Alto, Zantão, Águas Claras, Santa Luzia, Cedro Grande, Limeira, Tomaz Coelho e Primeiro de Maio.

De um total de 34 pontes e pontilhões recuperados, 16 delas receberam uma reforma completa. Nos demais casos, bastaram manutenções parciais ou trabalhos periódicos, já previstos para cada estrutura.

O secretário de Obras e Serviços Urbanos Ivan Bruns Filho apresentou um panorama dos trabalhos, ressaltando o trabalho de mapeamento das pontes existentes na cidade. “Fizemos um levantamento, um orçamento de vigas, pranchas, pregos, toda a mão de obra necessária. Em cima disso, a gente fez uma programação com ordens de compra e com a chegada dos materiais a gente foi executando, tendo hoje a parte de pontilhões, eu diria, em torno de 90% atendidas”, explicou o secretário.

Sobre o que ainda resta a ser feito em algumas pontes de madeira do município, o responsável pela pasta afirmou que são situações pontuais a serem trabalhadas daqui pra frente.

“A secretaria conta com uma equipe de manutenção e construção de pontilhões de madeira e manutenção também em cabeceiras dessas pontes. Então essa equipe também trabalha na fuga de concreto, de enrocamentos dessas cabeceiras, muitas vezes para fazer reparos. Temos algumas situações pontuais onde ocorre alguma quebra, algum desgaste. Então, excluindo as manutenções pontuais, a equipe de pontilhões hoje tem a sua frente de serviço em dia”, assegurou Ivan.

Inscreva-se na newsletter.