Nossa Escola Nosso Lar: projeto cultiva a conexão dos estudantes com a natureza e a sustentabilidade

No mundo cotidiano o ser humano não está mais acostumado a plantar sua própria comida, botar a mão e o […]

6 de junho de 2023

No mundo cotidiano o ser humano não está mais acostumado a plantar sua própria comida, botar a mão e o pé na terra, se sujar, plantar e colher. Mas essas práticas orgânicas e sustentáveis não deixaram de existir. No município de Brusque, que possui quatro escolas de campo, os alunos estão acostumados e viver a cultura do plantio e colheita, viver entre os animais e ser sustentável.

As escolas de campo do município foram as propulsoras do projeto Nossa Escola Nossa Lar, mas não são as únicas que possuem o projeto. “É uma proposta de trabalho que já está consolidada na educação de Brusque. Com horta escolar, plantio de árvores frutíferas, construção de composteira, jardinagem, orquidário, criação de pequenos animais. Esse é um grande projeto de sustentabilidade e preservação ambiental”, comenta a secretária Eliani Aparecida Busrnardo Buemo.

O projeto iniciou nas escolas de campo, mas já é uma realidade para todas as unidades que possuem um espaço para o plantio. “As escolas de campo foram uma referência para essa ação, mas as escolas urbanas também já estão participando do projeto. Estamos com várias unidades, seja educação infantil ou fundamental, com a colheita de vários itens da alimentação escolar, como legumes, frutas, folhosos. Alimentação escolar é uma preocupação grande, exige um grande investimento”, continua Eliani.

No ano de 2022 o investimento em alimentação escolar superou R$6 milhões, com recursos públicos do próprio município. “Recebemos R$1 milhão e 800mil do governo federal, porém o resto do investimento é com os recursos próprios do município. Os hortifrútis são entregues nas unidades, mas algumas folhosas são colhidas das hortas, frutas, hortaliças são colhidas nas próprias unidades. Dessa forma os alunos aprendem a importância de uma alimentação saudável além de, conhecer todo o processo de colheita”, finaliza a secretária.