Nova ponte do Centro: trabalhos estão concentrados na fundação da estrutura

Atividades envolvem as fundações em sistema de tubulões e sistema hélice contínua

BRUSQUE

  26 de setembro de 2022


Ouça o texto
Nova ponte do Centro: trabalhos estão concentrados na fundação da estrutura

A semana começa com o andamento dos trabalhos na fundação da futura ponte do Centro, que vai interligar a rua Afonso Pena com a rodovia Antônio Heil. Nesta etapa inicial da obra, iniciada há um mês, as ações estão divididas em duas frentes.

Na primeira delas, “as fundações localizadas nas margens do Rio Itajaí Mirim, serão executadas no sistema de tubulões, entendidos como uma metodologia construtiva de fundação profunda”, explica o engenheiro civil da secretaria de Infraestrutura Estratégica, Rafael Kniss. E a segunda frente, acrescenta, se refere aos “os encontros estruturados, que serão erguidos nos acessos à ponte no chamado sistema hélice contínua”.

O engenheiro afirma, ainda, que paralelo à fundação, a empresa contratada trabalha na armação das vigas longarinas, no seu canteiro de obras. “As fundações estão previstas para serem concluídas nos próximos 20 dias. Sobre as próximas etapas, podemos dizer que a contratada seguirá com a execução dos blocos das fundações e pilares, bem como a continuidade da execução das vigas longarinas”, finaliza.

Sobre a nova ponte do Centro

Apenas nesta estrutura, vão ser investidos R$ 22.987.932,06. A ponte vai ter dimensão de 121,05 x 17,50m e área de 2.126,25m2. Somados os acessos à ponte, a dimensão total da construção será de aproximadamente 290 x 17,50m, com área de 5.075m2. Em extensão, esta será a maior ponte de Brusque. O prazo previsto para a execução dos serviços é de 18 meses.

Inscreva-se na newsletter.