Obra de drenagem no bairro 1º de Maio será realizada através da nova lei de licitações

Brusque é a primeira cidade do estado a realizar a Concorrência Pública Eletrônica

BRUSQUE

  19 de abril de 2023


Ouça o texto
Obra de drenagem no bairro 1º de Maio será realizada através da nova lei de licitações

O edital para a contratação de serviços para a execução da obra de drenagem do bairro 1º de Maio foi publicado nesta quarta-feira (19), e segue a nova lei federal de licitações nº 14.133/2021, já implantadas na administração pública municipal através do decreto nº 9.430/2023. Com isso, Brusque se torna o primeiro município de Santa Catarina a publicar um edital aplicando a nova lei. Além desta obra, o projeto contemplará o bairro Poço Fundo com obra de complementação de drenagem.

A diretora-geral de licitações e compras, Joseana Paes Lopes, explica que a nova lei necessita de muito treinamento e capacitação. “Hoje publicamos nossa primeira concorrência pública eletrônica. Temos grandes expectativas, já que nosso edital foi elaborado em formato único, ou seja, de certa forma, nosso edital poderá servir de exemplo para os outros municípios. A nova lei de licitações permite a participação de várias empresas, e transparência, tanto para órgãos fiscalizadores e toda a população, além de gerar uma eficiência nos atos administrativos”.

Sobre as obras

Divididas em duas partes, a obra de drenagem do bairro 1º de Maio, inicia com a instalação de tuneis linner de 2,1 metros. Nesta etapa, 820 metros da via receberá os tuneis e o trânsito não sofrerá alterações. A segunda etapa da obra, receberá galerias 2×2, em aproximadamente 710 metros de via. Para a realização desta etapa da obra, o trânsito local sofrerá alterações, já que para a instalação das galerias será necessário abrir a via.

A secretária de Infraestrutura Estratégica, Andrea Patricia Volkmann, comenta que, “a obra terá uma extensão de 1500 metros. Ela vai iniciar na rua João Hingst, nas proximidades da Pizzaria Italianinha e segue com os tuneis linner até a rua Gustavo Halfpap, perto do Dokassa Distribuidora. Após essa rua, ela seguirá com as galerias 2×2 até a curva antes da Sociedade Beneficente. No total, são previsto 18 meses para a finalização e seu orçamento é de mais de 16 milhões de reais”.

“Além das obras do bairro 1º de Maio, esse projeto abrange também o bairro Poço Fundo, com obras de complementação de drenagem, que receberá galerias de 2,5×2 e 3,5×2, na rua Fernando Zen. No total, serão 214 metros de extensão da obra”, finaliza a secretária.

Inscreva-se na newsletter.