Obra de macrodrenagem na Avenida 1º de Maio apresenta desafios recorrentes

Serviço teve início em setembro

6 de fevereiro de 2024

Obra de macrodrenagem na Avenida 1º de Maio apresenta desafios recorrentes

Iniciada em setembro do ano passado, a obra de macrodrenagem da Avenida 1º de Maio está dividida em duas etapas. A primeira abrange 820 metros de túnel linner, com 2,1 metros de circunferência. A segunda etapa da obra receberá galerias de 2 x 2 metros, em aproximadamente 710 metros de via.

Até o momento, as equipes avançaram aproximadamente 50 metros na primeira etapa. O secretário de Infraestrutura Estratégica, Rafael Kniss, explica que o serviço tem enfrentado diversos desafios. “Inicialmente, o prazo era de 18 meses, porém, assim que a obra iniciou, em setembro, ela já enfrentou dois meses de cheias e chuvas, o que não só impediu que as equipes continuassem os trabalhos, como os atrasou, já que era necessário realizar a limpeza do local e da região”, comenta.

No fim do ano, a obra parou por 15 dias, devido às férias coletivas dos funcionários da empresa responsável, continua o secretário. “O problema foi que, ao retornarem, a empresa nos informou que diversos funcionários haviam se demitido, e outros abandonaram seus postos de trabalho. Isso implicou ainda mais no avanço da obra”.

Após notificar a empresa sobre o atraso, ela se manifestou. “A empresa nos respondeu, informando que, devido às demissões, novas contratações estavam sendo realizadas, mas além disso, era necessário realizar cursos de formação com os funcionários para que, posteriormente, eles continuassem os trabalhos”.

Apesar de todos os transtornos, a obra de macrodrenagem parou apenas nas férias coletivas, afirma Rafael. “A população pode ficar tranquila, os trabalhos continuam no local e a empresa já está deslocando mais funcionários para que o trabalho avance”.

Avaliada em mais de R$ 16 milhões, o prazo da obra era até outubro de 2024. Apesar de todos os contratempos, a obra deve ter um atraso de apenas 1 mês e meio, sendo entregue ainda este ano.