Observação Meteorológica: Onda de calor entre a segunda-feira (18) e o domingo (24)

A partir desta segunda-feira (18), uma região de alta pressão atmosférica, associada ao intenso transporte de calor do norte do […]

BRUSQUE

  18 de setembro de 2023


Ouça o texto
Observação Meteorológica: Onda de calor entre a segunda-feira (18) e o domingo (24)

A partir desta segunda-feira (18), uma região de alta pressão atmosférica, associada ao intenso transporte de calor do norte do país, favorece o desenvolvimento de uma onda de calor em Santa Catarina, com temperaturas que devem ultrapassar os 30°C durante as tardes em grande parte do estado. Em Brusque a máxima deve ultrapassar 35º C.

A partir da quinta-feira (21), as máximas ficam entre 32 e 35°C na maior parte do estado. O pico do calor deve ocorrer nas tardes de sábado e domingo (23 e 24), quando as temperaturas ultrapassam os 35°C em praticamente todas as regiões.

O risco é moderado para ocorrências associadas ao calor intenso, como desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias e aumento no risco de queimadas.

Confira alguns cuidados:

Minimize exposições diretas ao sol;
Use ar-condicionado ou permaneça em locais com ambiente climatizado;
Tome banho com temperatura amena;
Hidrate-se, bebendo água regularmente e outros líquidos não alcoólicos;
Coma alimentos leves, frescos e de fácil digestão, tais como frutas e saladas;
Vista roupas folgadas e de cores mais claras;
Tenha cuidados especiais com mais idosos, doentes ou pessoas frágeis que possam precisar de ajuda para responder ao calor.
Proteja-se: use chapéus, guarda-sóis, óculos escuros e filtros solares fator mínimo SPF 30+ a cada duas horas, durante qualquer atividade ao ar livre e evite a exposição em horários em que os raios ultravioleta são mais intensos, ou seja, das 10 às 16 horas.

Inscreva-se na newsletter.