Parque Zoobotânico de Brusque recebe três Bugios-Ruivos

Primatas, vítimas de maus tratos, foram acomodados em um recinto reformado e estruturado para garantir seu bem-estar

BRUSQUE

  16 de novembro de 2023


Ouça o texto
Parque Zoobotânico de Brusque recebe três Bugios-Ruivos

A família do Parque Zoobotânico de Brusque ganhou novos membros nesta quinta-feira (16), com a chegada de três bugios-ruivos (Alouatta guariba clamitans), sendo dois machos e uma fêmea, todos adultos. Esses primatas, vítimas de maus tratos, foram acomodados em um recinto reformado e estruturado para garantir seu bem-estar.

O Parque Zoobotânico contou com a colaboração do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina, através do sub-tenente Edson Guimarães, responsável pelo resgate de animais silvestres, para realizar o transporte dos macacos até o zoológico.

Os animais foram recebidos no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, Órfãos e Maltratados, conforme destaca a médica veterinária do Zoo, Milene Zapala. “Os três espécimes da espécie Bugio chegaram ao CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres), em Florianópolis, devido a maus tratos e por serem órfãos. Quando esses animais não podem mais retornar ao seu habitat natural, o CETAS encaminha-os para os zoológicos, onde trabalham para a preservação da espécie e a conscientização ambiental. É por isso que explicamos a razão pela qual esses animais estão em cativeiro”, ressalta a profissional.

O diretor-geral do parque, Rodrigo Voltolini, afirma que os animais já estão nos recintos. “Esses animais tiveram muito contato humano, portanto, já podemos colocá-los em seus recintos, e os visitantes já podem apreciar os novos membros. Convidamos todos a prestigiarem nosso parque”.

O Parque Zoobotânico está aberto para visitação de terça a domingo, das 8h às 17h30. O valor do ingresso é de R$ 10, com meia-entrada disponível para estudantes, pessoas com deficiência e acompanhantes, crianças de cinco a 11 anos e 11 meses, idosos acima de 60 anos e professores. Todas as formas de meia-entrada precisam ser comprovadas no momento da compra do ingresso. Crianças até quatro anos e 11 meses não pagam entrada.

Inscreva-se na newsletter.