Plano Diretor: Uso Ocupação e Conectividade do Território é tema da próxima audiência pública

Encontro ocorre na Câmara de Vereadores a partir das 18h, nesta quarta-feira (10)

8 de maio de 2023

A próxima Audiência do Plano Diretor, com o tema, Uso Ocupação e Conectividade do Território, será realizada no dia 10 de maio, na Câmara de Vereadores, a partir das 18h. Na ocasião, a comissão responsável pelo Plano Diretor, em conjunto com a sociedade civil, vão analisar, principalmente, o zoneamento da cidade.

O diretor de Planejamento Urbano do Instituto Brusquense de Planejamento (IBPLAN), André Felipe Bozio falou sobre a audiência. “Será uma audiência muito interessante, pois vamos tratar de aspectos gerais, todas as temáticas que convergem ao Plano. Trataremos também do cronograma, dos próximos passos, audiências, de como vai ocorrer às consultas públicas, as possibilidades de manifestações, a metodologia de trabalho dessa terceira etapa, definição de propostas, e vamos também vamos contextualizar como anda o processo,” disse.

Terceira Etapa

Esta é a audiência que abre a terceira etapa do Plano Diretor, que é a apresentação das propostas para a população. A terceira etapa diz respeito à apresentação para a população das propostas que foram construídas a partir do diagnóstico que a Unifebe e a comissão técnica da Prefeitura fizeram na segunda etapa. A audiência terá a apresentação das propostas de modificação das seis leis complementares do Plano Diretor.

O Plano Diretor

O Plano Diretor de uma cidade é o principal instrumento da política urbana brasileira. A legislação orienta o crescimento e o desenvolvimento urbano de todo o município. Elaborado com a participação da sociedade, é um pacto social que define os instrumentos de planejamento urbano para reorganizar os espaços da cidade e garantir a melhoria da qualidade de vida da população.

Ao propor caminhos para atingir esses objetivos, o Plano Diretor busca compatibilizar as ações do poder público e da iniciativa privada para que o planejamento do município atenda as necessidades coletivas de toda a população.