Políticas para o público feminino são constantes na Secretaria de Saúde

Pasta desenvolve ao longo dos meses diversas atividades voltada a mulheres

7 de março de 2024

Políticas para o público feminino são constantes na Secretaria de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Brusque tem uma grande representatividade feminina em sua força tarefa. Mais de 72% do quadro de servidores são mulheres. Elas ocupam todos os níveis hierárquicos e, inclusive, o mais alto dentre eles, o de secretária de Saúde, lacuna ocupada pela Dra. Thayse Rosa.

A pasta desenvolve durante todo o ano diversos projetos que são voltados para mulheres, muitos deles encabeçados pela Clínica da Mulher. A secretária de Saúde, Thayse Rosa, falou sobre a força feminina, correlacionando com o Dia Internacional das Mulheres.

“É um dia para ser celebrado, pois comemora uma série de conquistas históricas ao longo do século. É uma data também para relembrar que ainda há questões estruturais de desigualdades. Cuidem de vocês, de sua saúde mental. Eu agradeço principalmente as mulheres que estão inseridas na área da saúde, em todos os lugares. Muitas dedicam seu tempo e cuidados para a promoção da saúde. Todas elas têm seu valor”, finaliza.

Confira os projetos voltados às mulheres desenvolvidos pela Saúde de Brusque

Amamenta Brusque

O Amamenta Brusque realiza um importante papel de captação de leite materno para as mulheres que enfrentam dificuldades na amamentação. Todo o processo, desde a captação do leite da doadora até a entrega para a mãe que irá receber, é gratuito. O Posto de Coleta Amamenta Brusque faz parte da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR). Além de englobar ações de captação de doadoras de leite, o posto de coleta oferece acolhimento e presta assistência a mulheres, crianças e famílias na prática do aleitamento materno.

Em 2023, o projeto fez a doação de mais de 100 litros de leite materno. Os recém-nascidos prematuros e bebês abaixo do peso têm mais chance de recuperação e de uma vida saudável quando têm acesso ao leite humano.

Curso de Gestante

O Curso de Gestante é oferecido uma vez por mês de forma gratuita, com encontros que tratam de diversos temas. São 25 vagas por vez para gestantes a partir do 3° semestre, com direito a um acompanhante de escolas. São abordados temas como parto, cuidados com o recém nascido, amamentação, autoestima, entre outros.

SAVS

O Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savs) realiza um trabalho integral a vítimas de violência sexual. Este serviço abrange uma série de medidas, incluindo atendimento médico especializado, suporte psicológico, orientação jurídica e encaminhamento para outros recursos de assistência. Seu principal objetivo é oferecer cuidados compassivos e abrangentes para as vítimas, buscando sua recuperação física, emocional e social após experiências traumáticas de violência sexual.

Mulheres Polivalentes

O Grupo de Mulheres Polivalentes é uma iniciativa da Clínica da Mulher, destinada a oferecer apoio e integração para mulheres que estão lutando contra o câncer. Realizando encontros mensais, essas reuniões proporcionam um espaço seguro para troca de experiências e informações sobre o diagnóstico e tratamento da doença.

Além disso, o grupo organiza atividades externas, como visitas a parques e eventos culturais, visando promover o bem-estar e a socialização entre as participantes. Sob a coordenação da enfermeira Thaisi da Cunha, o grupo se destaca como um ambiente acolhedor onde todas se sentem compreendidas e apoiadas, enfrentando juntas os desafios impostos pela doença.

Com uma variedade de atividades planejadas, como palestras e até mesmo um bingo, o Grupo de Mulheres Polivalentes continua a oferecer suporte e solidariedade para aquelas que enfrentam essa batalha.