Prefeito André Vechi se reúne extraordinariamente com secretários e forças de segurança

Objetivo da reunião foi delimitar um plano de ação em decorrência das fortes chuvas que caíram na região

4 de outubro de 2023

Na tarde desta quarta-feira (4), o prefeito de Brusque, André Vechi, convocou grande parte do secretariado municipal e representantes das forças de segurança pública que atuam na cidade para debater um plano de ação governamental em decorrência das fortes chuvas ocorridas na região nas últimas 24 horas. Na ocasião, cada gestor relatou as medidas implementadas para mitigar os impactos causados pela atual condição climática.

Edevilson Cugik, agente da Defesa Civil de Brusque, explicou que o rio Itajaí Mirim deve transbordar novamente entre o final desta noite e o início da madrugada de quinta-feira (5), sem, contudo, ultrapassar os limites do canal extravasor (Beira Rio). A expectativa é que o tráfego seja restabelecido na via até o final da manhã seguinte.

O secretário de Obras, Ivan Bruns Filho, detalhou as ocorrências atendidas pela pasta durante o dia, destacando a queda de duas barreiras no bairro Azambuja, uma no Rio Branco e outra na Serra do Moura. Todos os locais já foram desobstruídos. “A gente continua de plantão. Temos equipe e maquinário de plantão para qualquer ocorrência, seja de barreira, deslizamento e até algum possível alagamento que a gente possa mitigar”, explicou.

O diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque, Cláudio Pereira, enfatizou a importância de economizar água potável neste momento de adversidade climática. Além disso, explicou que áreas mais elevadas da cidade podem enfrentar desabastecimentos temporários devido à redução da capacidade de tratamento, causada pela alta turbidez da água bruta que chega para o processo.

No que diz respeito ao desfile da Fenarreco, os presentes na reunião concordaram com o adiamento da parada festiva, originalmente agendada para amanhã, quinta-feira. A celebração foi remarcada para o dia 11 de outubro, também às 18h30, na Avenida Cônsul Carlos Renaux. “Mesmo assim, amanhã, as portas do Pavilhão da Fenarreco se abrem às 18h, com a sangria do primeiro barril marcada para às 20h30”, convida Ana Helena Boos, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Em relação à trafegabilidade das ruas do município, o diretor de Trânsito, Renato Bianchi, destacou os problemas na avenida Primeiro de Maio, com alagamentos durante a manhã, e na rua Orides Schwartz, no bairro Guarani, que também foi interditada no período da tarde. A decisão foi tomada pela Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) após constatar que os veículos que tentavam passar pelos bolsões estavam lançando água nas residências da região.

“Agora, o problema se concentra na Beira Rio. Interditamos ambos os lados da Beira Rio e, por precaução, mantivemos alguns semáforos da cidade intermitentes para permitir o fluxo de trânsito da melhor forma possível (…) em certos pontos, a GTB será destacada para controlar a situação, mas, inicialmente, o maior desafio está nos acessos à Beira Rio. Muitos condutores estão ignorando os bloqueios”, concluiu Bianchi.

Após os representantes do governo relatarem as ações em suas áreas de atuação, chegou a vez dos integrantes das forças de segurança pública, como Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, apresentarem seus planos de contingência.

“Alinhamos as ações, tomamos conhecimento do que cada secretaria ou órgão tem feito, para que a gente possa, a partir de agora, monitorar o nível do rio, monitorar as cheias e eventuais deslizamentos para a gente poder dar a resposta mais rápida e efetiva possível para a população, comentou, na reunião, o prefeito André Vechi.