Prefeito de Brusque, Ari Vequi, participa de solenidades de comemoração da imigração polonesa no Brasil

Comunidade polonesa brasileira comemora 152 anos de imigração

BRUSQUE

  25 de agosto de 2021
Prefeito de Brusque, Ari Vequi, participa de solenidades de comemoração da imigração polonesa no Brasil

O prefeito de Brusque, Ari Vequi, participou da comemoração do 152 anos de Imigração Polonesa no Brasil, solenidades que ocorreram nesta quarta-feira (28) e foi promovida pela Fundação José Walendowsky. Dentre as comemorações o prefeito colocou um arranjo de flores na escultura “O Semeador”, que fica na praça Imigrantes da Polônia, Jardim Maluche..

Em sua fala, Vequi destacou a importância da colonização polonesa para a cidade de Brusque. “Esta data é de suma importância para nossa cidade. A gratidão por esse povo que veio colonizar nossa cidade e trouxe junto com eles a grande capacidade industrial, a grande capacidade desenvolvimentista para o povo brusquense. Acredito que o povo polonês fez muito nos 161 anos de nossa cidade. Acredito que este momento é um momento de gratidão, por homenagear essa comunidade tão forte na nossa cidade,” disse.

O presidente da Fundação José Walendowsky, Valdir Walendowsky, relembrou como a força dos imigrantes ajudaram a moldar Brusque. “É uma data altamente significativa para Brusque, não é só para a colonização polonesa, os imigrantes poloneses, mas também é uma data que dignifica todas as imigrações que vieram para a nossa cidade. É deste contexto de imigração que deram a formação profissional, a formação industrial e o poderio econômico, cultural e educacional que a nossa cidade tem,” destacou.

Além da solenidade na praça, o prefeito participou também do ato ecumênico religioso na Clube Esportivo Paysandú e do lançamento do livro: “O Voo da Águia – 150 anos da Imigração Polonesa no Brasil,” da escritora e reitora da Unifebe Rosemari Glatz.

Inscreva-se na newsletter.