Prefeitura assina contrato de financiamento com Fonplata no valor de US$ 37,5 milhões

Financiamento envolve obras de saneamento, mobilidade e desenvolvimento urbano

15 de junho de 2023

O prefeito em exercício André Vechi assinou, nesta quinta-feira (15), o contrato de financiamento com o Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata), num valor total de US$ 37,5 milhões, sendo US$ 30 milhões oriundos do financiamento e US$ 7,5 milhões contrapartida da Prefeitura de Brusque. O tempo de execução do contrato é de cinco anos.

Além do chefe do Executivo, participaram do ato a secretária de Infraestrutura Estratégica, Andréa Volkmann; o presidente da Câmara de Vereadores, Deivis da Silva; o vereador Jean Pirola, representando o senador Esperidião Amin, o ex-prefeito Ari Vequi; o Chefe de Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Fonplata, Blas Rozada e o coordenador do Fonplata para o Brasil, Oscar Carvallo.

O contrato envolve obras de saneamento, mobilidade e desenvolvimento urbano. Em saneamento estão previstas as obras da ETA Cristalina, canal extravasor da Bacia Limeira, canal extravasor da avenida Beira Rio – Jardim Maluche/Rio Branco/Dom Joaquim; macrodrenagem em diversos bairros: bacia da rua Vitor Meirelles, Henrique Hoffmann, Alois Winter e José Winter e bacia do Cedrinho.

O financiamento ainda prevê: interligação das rodovias Antônio Heil e Ivo Silveira, implantação do Anel Viário Limeira, drenagem com pavimentação da Abraão de Souza e Silva, drenagem com pavimentação da rua DJ 042 – Cristalina, drenagem com pavimentação da bacia da rua São Leopoldo e rua São Pedro (rua Guilherme Wegner (rua da Unimed)/rua medeiros/rua São Leopoldo e na frente da Florisa até esquina com a Rua Alex Krieger), drenagem com pavimentação da bacia das ruas Jacó Knihs e Luiz Alves, construção de ponte Limoeiro/Bateas e construção de ponte em Dom Joaquim.

No contrato, também entram como contrapartida do município as desapropriações, projetos, estudos ambientais, contratação de supervisão de obra e assessoria do programa.

A secretária de Infraestrutura Estratégica, Andréa Volkmann, ressaltou o quanto as obras vão melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. “Isso vai mudar a cara da cidade, pois são obras que vão minimizar algumas situações de enxurradas, canal extravasor do Jardim Maluche, novas pontes, infraestrutura viária, ligação das rodovias, obras de drenagens. Enfim, são obras extremamente importantes para o município. Nossa cidade tende a crescer e mais ainda nos próximos anos, e esse financiamento vai ajudar no crescimento da cidade”.

O prefeito André Vechi destacou a importância do contrato para o município. “É um dia muito especial para a cidade, mas principalmente para o povo brusquense. O financiamento do Fonplata vai viabilizar diversas obras em toda cidade de infraestrutura”. O prefeito falou ainda sobre o caminho trilhado pela administração até a assinatura do contrato. “Colhemos hoje os frutos que vêm sendo plantados desde 2021, após a carta consulta e o sinal positivo do banco, o projeto foi para a Câmara onde foi aprovado por unanimidade. Estamos muito honrados”.

Missão de Arranque

O próximo passo, após a assinatura do contrato, é a chamada Missão de Arranque, quando os técnicos do banco vêm a Brusque para verificar, analisar projetos, licitações, parte de relatórios, questões financeiras, cronograma de obras e cronograma de desembolsos.

Na missão já serão analisados os projetos prontos e os termos de referências. Por isso, o município já tem se adiantado e feito alguns projetos e termos de referências e enviado antecipadamente para análise.

Obras de Saneamento Urbano

ETA Cristalina
Canal Extravasor da Bacia Limeira
Canal Extravasor/ A. Beira Rio – Jardim Maluche/ Rio Branco/ Dom Joaquim (projeto contratado deve ser entregue até fim deste mês)