Prefeitura busca manter escola cívico-militar na EEF Paquetá

Ofício assinado pelo prefeito interino André Vechi solicita ao Ministério da Educação a manutenção do programa educacional em Brusque

17 de maio de 2023

Prefeitura busca manter escola cívico-militar na EEF Paquetá

O prefeito interino de Brusque, André Vechi, assinou, nesta terça-feira (16), um ofício endereçado ao Ministério da Educação, solicitando a renovação do termo de cooperação para que a Escola de Ensino Fundamental (EEF) Paquetá continue aplicando o modelo cívico-militar.

Conforme o chefe do Executivo, apesar de o governo federal já ter demonstrado interesse na descontinuação deste programa educacional, todas as tratativas possíveis serão realizadas, visando a sua manutenção naquele educandário.

“É um modelo que tem dado super certo em Brusque”, avalia Vechi. “Sou entusiasta da escola cívico-militar, uma conquista feita há várias mãos. Nossa ideia é solicitar para que a gente possa manter o excelente trabalho que vem sendo feito na EEF Paquetá, trazendo bons resultados de segurança, disciplina, pedagógicos, tudo isso com a parceria dos militares. Vamos trabalhar e batalhar para que este convênio seja renovado”, complementa.

O ofício assinado pelo prefeito interino será remetido à Secretária da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), Kátia Helena Serafina Schweickardt.

O programa

O modelo de escola cívico-militar implantado na EEF Paquetá prevê a lotação de militares designados pelo Ministério da Defesa. Eles atuam junto do diretor, que ainda é designado pelo prefeito, nas questões administrativas e pedagógicas da unidade educacional.

Além do conteúdo programático previsto na rede municipal de ensino, a presença de militares na escola visa, através de diversas ações, resgatar valores éticos e morais entre os estudantes. O objetivo é desenvolver virtudes e sentimento cívico entre os discentes.