Prefeitura de Brusque divulga balanço das ações e novo Boletim da Defesa Civil

A Defesa Civil de Brusque atualizou na noite deste sábado (3) os atendimentos em decorrências das chuvas dos últimos dias, […]

4 de dezembro de 2022

Prefeitura de Brusque divulga balanço das ações e novo Boletim da Defesa Civil

A Defesa Civil de Brusque atualizou na noite deste sábado (3) os atendimentos em decorrências das chuvas dos últimos dias, compilados desde o dia 26 de novembro. Foram 391 ocorrências em todos os bairros da cidade, entre alagamentos em vias públicas e residências, risco e deslizamentos em residências, quedas de muros e árvores, residências vulneráveis, rompimentos de tubulação, avaliações de pontes e erosões fluviais.

Nas últimas 24h choveu em Presidente Nereu (6 mm) e em Vidal Ramos (8,07 mm), cidades que compõem as nascentes do rio Itajaí-mirim. Em Botuverá, Guabiruba e Brusque, não houve precipitação pluviométrica. As medições do rio apontam nível de 1,54 em Vidal Ramos (situação normal e baixando); 0,89 em Botuverá (normal e em baixa) e em Brusque 1,71 metros (normal, baixando).

Recuperação da cidade

Durante todo o sábado, as equipes da secretária de obras e serviços públicos realizaram mutirão de limpeza em vários bairros da cidade. O loteamento Dom Nelson no bairro Limeira foi um dos mais afetados. Já na rua PM 026, entre os bairros Primeiro de Maio e Águas Claras, duas casas foram interditavas (uma parcial outra totalmente) pois apresentavam riscos de desmoronamento.

A cidade não apresenta mais pontos de interdição de via pública com exceção da rua Itajaí, já que uma tubulação pluvial de grandes dimensões rompeu-se com o volume de água. O trecho encontra-se bloqueado até que a secretaria de obras conclua a recuperação.

O prefeito em exercício, Alessandro Simas, que acompanhou durante o dia os trabalhos, declarou que o foco neste final de semana são as intervenções de limpeza, desobstruções e atendimento as famílias. “As equipes atuaram no sábado e prosseguem trabalhando neste domingo (4) nas questões de maior urgência e necessidade. Durante a semana os trabalhos continuam de forma pontual para consertar tubulações, bocas-de-lobo e outros aparatos danificados pelas enchentes. A Defesa Civil também está em campo, atendendo as famílias e fazendo o levantamento de dados”, enaltece.

Abrigo e atendimento aos atingidos

Neste sábado cerca de 300 residências foram visitadas pelas equipes da secretaria do Desenvolvimento Social, com apoio dos agentes comunitários de saúde. O objetivo é fazer o diagnóstico da situação, o cadastro para o recebimento de donativos, cestas básicas e materiais de limpeza. No abrigo montado pela prefeitura, 23 pessoas seguem recebendo atendimento da prefeitura.