Prefeitura de Brusque inicia mutirão de limpeza de valas

Com as chuvas atrapalhando outras frentes, equipes agora focam em pontos finais de drenagem

27 de fevereiro de 2024

Prefeitura de Brusque inicia mutirão de limpeza de valas

As chuvas vêm atrapalhando a realização de diversos trabalhos da Secretaria de Obras, mas nem por isso é hora de cruzar os braços. Muito pelo contrário. Nesta terça-feira (27) foi iniciado mais um novo mutirão, desta vez com o foco na limpeza de valas do município.

Uma tarefa altamente complexa, muitas vezes de difícil compreensão da população em geral, mas de fundamental importância para todos, visto que estas valas correspondem aos pontos finais dos canais de drenagem. Assim, este serviço ajuda a prevenir alagamentos e cheias em épocas de fortes chuvas.

O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Ivan Bruns Filho, explicou como se deu a dinâmica das atividades de hoje. “A gente começou o serviço no bairro Poço Fundo, com a limpeza da vala que recebe bastante água dos bairros ao redor”, disse. “Depois, no bairro São Luís, próximo a Capela Cristo Rei, o destaque principal é onde vai ser feita a limpeza daquela calha que escoa as águas que vem dos bairros São Pedro e São Luís”, detalhou o secretário.

Ivan falou também sobre as consequências positivas para a população. “Um serviço que a gente tem diariamente e roda bastante na Secretaria de Obras é a limpeza de vala, limpeza e desassoreamento das valas em todos os bairros do município. Neste serviço, a importância principal é evitar os alagamentos e beneficiar e otimizar o funcionamento dos sistemas de drenagem. Ele nada mais é do que o ponto final de todas as drenagens que desembocam pro rio e para os ribeirões”, explicou.

Ele ainda explicou como é preciso improvisar certos serviços para não deixar servidores e equipamentos da secretaria de Obras parados em tempos de chuvas, como neste início de semana. “Com esse tempo, as condições climáticas não estão muito favoráveis para obras de grande monta por causa das chuvas, como choveu a noite toda nessa madrugada, então a gente faz um aproveitamento das escavadeiras para estar fazendo também esse serviço”, finaliza.