Prefeitura de Brusque inova com o uso de influenciadores digitais em campanhas

Inédita estratégia visa ampliar o alcance das ações governamentais e fortalecer o diálogo com a população

3 de julho de 2023

Prefeitura de Brusque inova com o uso de influenciadores digitais em campanhas

A Prefeitura de Brusque, por meio da Comunicação Social, tem buscado constantemente inovar em suas estratégias de comunicação e aproximação com a população. Como parte desse esforço, pela primeira vez, a administração municipal de Brusque está utilizando influenciadores digitais em campanhas publicitárias do governo.

“Com a crescente influência e alcance das redes sociais, a Prefeitura de Brusque enxergou uma oportunidade única de se conectar com os cidadãos de forma direta e eficaz”, ressalta o secretário de Comunicação Social, Wilson Schmidt Junior. “A parceria com influenciadores digitais locais e regionais tem o objetivo de levar informações relevantes sobre as ações governamentais e programas sociais aos moradores, utilizando a linguagem e o formato familiar aos usuários das redes sociais”.

O primeiro “fruto” desta ação inédita já pode ser conferido no Instagram da Prefeitura de Brusque. Lá, é possível observar um reels gravado pela influencer brusquense Jennifer Dorow, carinhosamente apelidada de “Xuxa da Shopee”, sobre a realização do Festival Nacional da Cuca, que ocorre em Brusque no próximo final de semana. Além de Jennifer, o Instagram Brusque Mil Grau e o do influencer brusquense Léo Dias também foram selecionados para participar desta primeira campanha.

A escolha por essa estratégia foi baseada na percepção de que os influenciadores digitais têm um papel significativo na formação de opinião e na disseminação de conteúdo nas plataformas online. Com um público cativo e engajado, essas personalidades digitais têm a capacidade de impactar positivamente a visibilidade e o entendimento das iniciativas do governo de Brusque.

A iniciativa, porém, não relega os formatos mais tradicionais, mas, sim, acrescenta o potencial midiático dos influenciadores digitais ao rol de modais comunicacionais existentes. “O poder de engajamento e a conexão direta que os influenciadores digitais possuem com seus seguidores são ferramentas valiosas que podem ser aproveitadas para disseminar informações relevantes e fortalecer a comunicação entre a prefeitura e a população”, pontua Alan Alex Bueno, Diretor de Mídias Institucionais da Secom Brusque.

Além disso, a utilização dos influenciadores digitais para campanhas publicitárias permite uma segmentação precisa do público-alvo, direcionando as mensagens de acordo com as características e interesses dos seguidores dessas personalidades. Dessa forma, é possível atingir grupos específicos da população de maneira mais efetiva, maximizando o impacto das campanhas e otimizando os recursos investidos.

A Prefeitura de Brusque ressalta que a parceria com influenciadores digitais não se trata apenas de uma estratégia de marketing, mas também de um compromisso com a transparência e a participação cidadã. Através dessa abordagem inovadora, o governo municipal busca ouvir e entender as necessidades e demandas da comunidade, estabelecendo um diálogo constante e estimulando a participação ativa dos brusquenses na construção de uma cidade cada vez melhor.