Processo democrático de escolha de diretores escolares em Brusque entra na fase de avaliação

Secretária de Educação destaca a importância da seleção democrática para a gestão das escolas municipais

18 de outubro de 2023

A Secretaria Municipal de Educação de Brusque anunciou ontem (17) o início da fase de avaliação no processo de escolha democrática dos diretores escolares. Este movimento visa aprimorar a qualidade da educação no município e garantir a seleção de profissionais capacitados para liderar as escolas municipais.

A fase de avaliação está sendo realizada no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), nas salas do Bloco C (C 309, C 313, C 314). As bancas estão sendo compostas por membros representantes de Associações de Pais e Professores (APPs), dos conselhos escolares, membros do setor de Recursos Humanos e da Secretaria de Educação, além de um professor universitário.

Cronograma das bancas avaliadoras:

17 de outubro – das 14h às 16h30min
19 de outubro – das 9h às 11h30min
20 de outubro – das 9h às 16h
23 de outubro – das 14h às 16h30
24 de outubro – das 14h às 16h30
25 de outubro – das 14h às 16h30
26 de outubro – das 9h às 11h30

A Secretária de Educação, Franciele Mayer, enfatizou a importância do processo, afirmando que se trata de um movimento crucial para a promoção da gestão democrática nas escolas de Brusque. “Embora a eleição direta seja considerada inconstitucional, nosso processo de seleção visa indicar ao prefeito o candidato mais qualificado tecnicamente para a função de diretor escolar”, comenta.

O processo de seleção incluiu a entrega de documentos por parte dos candidatos, e agora, com a fase de avaliação, a competência técnico-pedagógica dos candidatos será minuciosamente avaliada. Após essa etapa, os planos aprovados serão apresentados em assembleia para toda a comunidade escolar.

“A Secretaria de Educação de Brusque está empenhada em assegurar que a gestão das escolas municipais seja conduzida por profissionais capacitados e comprometidos com a melhoria da qualidade da educação no município”, finaliza.