Profissionais da Educação de Brusque recebem formação “Ameaça Ativa”

Capacitação oferecida por policiais militares foi realizada via on-line, na tarde desta quinta-feira

13 de abril de 2023

Profissionais da Educação de Brusque recebem formação “Ameaça Ativa”

Orientar os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Brusque para que saibam como agir, o que fazer, em um momento de ameaça a uma unidade educacional, seja ela escola ou creche, Esta é a finalidade da formação “Ameaça Ativa”, ministrada pelos cabos Guilherme André Sedrez, do 18º Batalhão de Polícia Militar e Carlos Alberto Bernardon Júnior, hoje no pelotão de Choque da PM em Florianópolis mas que já atuou na cidade, junto com o sargento Júlio César, via on-line, na tarde desta quinta-feira (13).

Os policiais já ministraram presencialmente essa formação a um grupo de profissionais da Rede Municipal de Ensino na abertura das atividades letivas de 2023 do quadro funcional da Secretaria de Educação de Brusque (SEME), no início do ano.

E neste momento, devido aos recentes acontecimentos, a SEME estabeleceu contato com eles, que prontamente se colocaram à disposição para repetir a capacitação. Agora, no formato on-line, transmitida e disponível no canal do YouTube, para que os profissionais que não tiveram acesso ao vivo à formação, possam acessar o conteúdo.

A apresentação tem o objetivo de instruir os profissionais sobre quais sinais de alerta devem ser observados para uma possível situação de ameaça ativa e como agir para resguardar suas vidas, dos estudantes e de toda a comunidade escolar. As orientações têm por base protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades policiais nacionais e internacionais.

Após a apresentação das ações e discussões pertinentes ao que diz respeito à violência nas escolas, a Secretaria da Educação utilizará alguns elementos dessa formação para elaboração do documento que vai nortear as orientações para os profissionais da educação e para toda a comunidade escolar, destaca a secretária Eliani Aparecida Busnardo Buemo.

“Entendemos que esse é um momento em que precisamos nos unir, todos. As famílias precisam também estar em parceria com escolas, mais do que nunca o sentimento de pertencimento precisa se fazer presente nas relações, para que, juntamente, seja possível, num curto espaço de tempo, dissipar todo o medo que envolve esse momento tão delicado que estamos vivendo”, finaliza.