Profissionais da Saúde passam por capacitação sobre protocolos de enfermagem

Encontros foram baseados em cinco protocolos que discutem serviços de saúde

15 de dezembro de 2023

Profissionais da Saúde passam por capacitação sobre protocolos de enfermagem

A Secretaria Municipal de Saúde de Brusque anunciou hoje a adesão aos protocolos de enfermagem estabelecidos pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (COREN-SC), em uma iniciativa para fortalecer e qualificar os serviços de saúde oferecidos na região.

A medida é parte de um amplo programa de treinamento destinado aos enfermeiros da rede municipal, com o objetivo de aprimorar as práticas de enfermagem e promover uma abordagem mais eficaz e cientificamente fundamentada no atendimento aos pacientes.

Durante 12 encontros intensivos, os enfermeiros se dedicaram à discussão e absorção de conhecimentos de cinco protocolos essenciais, divididos em volumes, que em contexto geral, abordam doenças cardiovasculares, infecções sexualmente transmissíveis e outras doenças transmissíveis, cuidado adulto e cuidado com a pessoa ferida.

Esses protocolos, validados pelo Ministério da Saúde e por organizações internacionais, oferecem uma base científica robusta para orientar e qualificar as práticas dos enfermeiros. A implementação destes protocolos não só amplia a autonomia clínica dos profissionais, permitindo consultas mais completas, mas também fortalece a atuação desses profissionais, especialmente no tratamento de pacientes com doenças crônicas.

A enfermeira Danieli Martins, uma das líderes do programa de capacitação, destacou a relevância desses protocolos para a ampliação da capacidade de oferta de serviços nas unidades de saúde municipais.

“Hoje já temos protocolos de enfermagem vigentes em nosso município, agora vamos contar com uma ampliação da população atendida pelo enfermeiro e que este poderá dar continuidade à consulta prestada, podendo prescrever e solicitar exames, aumentando cerca de 50% da capacidade de oferta de serviços nas unidades de saúde”, finaliza.