Programa de Iniciação ao Trabalho forma novos jovens em Brusque

Cerimônia foi realizada na noite de quinta-feira (7) no auditório da Uniasselvi

8 de novembro de 2019

Programa de Iniciação ao Trabalho forma novos jovens em Brusque

Na noite de quinta-feira (7), no auditório da Uniasselvi, foi realizada a cerimônia de formatura dos alunos do Programa de Iniciação ao Trabalho – PIT realizado em parceria com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI. A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação possui parceria com o Centro de Integração Empresa Escola – CIEE, onde foram realizadas as aulas.

“O PIT é uma programa que deixa os jovens mais preparados. Muitos deles após as aulas já são encaminhados para vagas de estágios. É um momento deles já despertarem o interesse ao trabalho e a sua carreira profissional”, comenta o secretário de Assistência Social, Deivis Junior.

Para o vice-prefeito Ari Vequi, o curso proporciona um futuro melhor aos jovens, “A nossa cidade é atrativa, mas a mão de obra precisa estar preparada para o mercado. Esse curso justamente preparou esses jovens para as oportunidades do mercado de trabalho. Estão todos de parabéns”, ressalta.

Mercado de Trabalho

O PIT é um programa de capacitação gratuita com duração de 60 horas / aula oferecido a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, com objetivo de prepará-los para as primeiras experiências profissionais.

Após cursarem as aulas do PIT, os estudantes são encaminhados para as vagas de trabalho abertas pelos parceiros do CIEE no programa de estágio e aprendizagem.

Além da turma que se formou na noite de quinta-feira – com 15 jovens presentes dos 25 que fizeram o curso – outra turma já foi finalizada este ano. Em 2018, também foram realizadas duas turmas em parceria com a Secretaria de Assistência Social, sendo que no total, 35 jovens concluíram a capacitação.

Nos últimos dois anos o CIEE encaminhou aproximadamente 1,2 mil jovens para vagas de estágio e aprendizagem. Destes, 470 foram inseridos no mercado de trabalho sendo 375 jovens pelo Programa de Estágio e 95 pelo Programa de Aprendizagem.

Esses jovens (60% do sexo feminino e 40% masculino) foram absorvidos por entidades públicas e privadas de diversos setores.