Programa para educação no trânsito, o Quiz, realiza mais uma etapa

Competição ocorreu na escola Oscar Maluche na tarde desta quarta-feira (24)

24 de agosto de 2022

Programa para educação no trânsito, o Quiz, realiza mais uma etapa

O programa para educação no trânsito, o Quiz, teve a realização de mais uma etapa. A competição que ocorreu na tarde desta quarta-feira (24) foi entre os alunos dos sexto ano da escola Oscar Maluche, do Steffen. A turma do sexto ano da manhã enfrentou o sexto B da tarde. Na disputa desta terça quem se deu melhor foi a equipe da manhã, que agora espera a escola adversária para a próxima etapa.

A diretora do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Indaial, DEMUTTIN, Sheila Daiana Almeida, acompanhou a realização desta etapa e falou sobre o trabalho conjunto com Brusque. “Essa questão da relação com Brusque, estive aqui em 2019 e também foi um grande sucesso. Desta vez lancei a proposta para fazermos um processo regional. Estamos nessa tentativa de sucesso, acredito que será. Em Indaial já iniciamos com as primeiras aulas. A educação no trânsito começa desde o início nas escolas, mostrando o que é o certo e o errado no trânsito. Assim vamos poder diminuir o número de acidentes no trânsito,” disse.

O agente de trânsito da GTB de Brusque, Adriano Rocha, destacou a realização de mais uma etapa do Quiz. Hoje foi a segunda etapa do Programa Quiz nas Escolas. A primeira etapa foi em sala de aula, onde os alunos se separaram em grupos de três alunos e eles competiram grupo contra grupo. Um grupo foi vencedor do matutino e um grupo vencedor do vespertino. Hoje. A terceira etapa será contra outra escola, serão 20 perguntas e o grupo que menos perde ponto é o que vai avançando,” destacou.

Na competição desta terça-feira também estiveram presentes o educador para o trânsito de Indaial, Willian Dias, a coordenadora pedagógica de Indaial, Sabrina Lance, a agente da Polícia Civil de Brusque, Andressa Máximo e a estagiária da Polícia Civil, Laisa Debrassi.

Como funciona o quiz?

O jogo consiste em 20 perguntas sobre trânsito. Elas são divididas nas infrações em leves, médias, graves e gravíssimas.

Na primeira fase, são realizadas palestras nas escolas. Também acontece a distribuição de materiais didáticos com a temática de trânsito. Na segunda parte, os alunos são divididos em grupos e acontece o jogo de perguntas e respostas. O grupo vencedor vai para o terceiro nível onde é classificado o grupo que vai representar a escola. Nesta quarta e última fase as escolas competem entre si.

O programa

O programa Trânsito Quiz está na segunda edição. A primeira edição aconteceu em 2019, onde 11 escolas participaram contando com mais de 600 alunos. O público alvo foram os sexto ano, desenvolvido em etapas: a primeira etapa foi em sala de aula, com palestras passadas aos alunos, e nas etapas adiante foram as competições, com salas contra salas, dentro das escolas e, logo em seguida, escola contra escola.