Projeto inovador explora as obras de Edino Krieger para a criação de videoaulas

Formação promove dicas de canto, aquecimento, leitura de particular, entre outros

13 de junho de 2023

Projeto inovador explora as obras de Edino Krieger para a criação de videoaulas

As obras do renomado compositor Edino Krieger serviram de base para o desenvolvimento de um projeto inovador de videoaulas sobre música e coral. Idealizado pela professora e musicista Nadjara Barth, o projeto tem como público-alvo professores, educadores de arte e alunos dos anos iniciais.

A formação foi dividida em seis videoaulas disponíveis no YouTube, acompanhadas de uma apostila em PDF que oferece orientações sobre técnica vocal, exercícios práticos de aquecimento e vocalizes, letras e partituras, além de apresentar as Rondas Cantadas, tanto em uníssono quanto no formato de Cânone, entre outros recursos.

O material completo, didático e prático, foi especialmente desenvolvido para ser utilizado em sala de aula e pode ser acessado através do link: https://www.fcbrusque.sc.gov.br/projeto-de-iniciacao-musical-atraves-das-obras-de-edino-krieger/. O objetivo principal é integrar o canto às aulas e ampliar o conhecimento sobre a biografia e as obras do compositor Edino Krieger, natural de Brusque.

“Através desse projeto, espero contribuir para a formação musical das crianças, incentivando o desenvolvimento de habilidades musicais, promovendo o trabalho em equipe e ampliando o repertório cultural dos estudantes. Além disso, a iniciativa busca valorizar o legado do compositor Edino Krieger, resgatando sua obra e apresentando-a às novas gerações”, destaca a idealizadora do projeto, Nadjara Barth.

O projeto foi desenvolvido após Nadjara observar o interesse das crianças pelo canto coral e pela música em geral. Sua abordagem criativa e envolvente torna o aprendizado musical acessível e prazeroso para os alunos.

Edino Krieger é reconhecido como um dos mais importantes compositores brasileiros contemporâneos. Sua vasta produção musical abrange diversos gêneros e estilos, destacando-se pela originalidade e pela fusão de elementos da música popular brasileira com a música de concerto. Compondo desde a década de 1940, Krieger acumula um repertório incrível de obras sinfônicas, corais, de câmara e para piano, entre outras.

Este projeto recebeu o patrocínio da Prefeitura Municipal de Brusque, por meio da Fundação Cultural, Conselho Municipal da Cultura, utilizando recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, através do Prêmio Municipal Wilson dos Santos.