Quatro pessoas estão desabrigadas e cinco desalojadas em Brusque

42 ocorrências já foram contabilizadas no município

4 de outubro de 2023

Quatro pessoas estão desabrigadas e cinco desalojadas em Brusque

Nas últimas 24 horas Brusque registrou 102,36 milímetros de chuva. Até o momento, houve 42 ocorrências espalhadas por diversas regiões do município. As mais comuns são os deslizamentos em residências. Ao todo, são quatro pessoas desabrigadas e cinco pessoas desalojadas.

Conforme a Defesa Civil, a chuva deve persistir. Por este motivo, a população deve ficar atenta, sobretudo para ocorrências de alagamento e deslizamentos.

Na última medição, o Rio Itajaí Mirim contabilizava 5,50 metros, saindo da calha por volta das 14h desta quarta-feira (4). Pode haver uma baixa no seu nível, voltando a subir em seguida, por conta da chegada das águas de Botuverá e Vidal Ramos. O pico esperado é na madrugada desta quinta-feira (5), às 2h. As últimas projeções indicam 6,50 metros.

Nas últimas 24 horas, Vidal Ramos registrou 74,36 mm de chuva; Presidente Nereu, 79,8 mm; Botuverá, com o volume um pouco mais elevado, 102,85 mm e Guabiruba, 86,16 mm. Em Brusque, nas últimas seis horas, foram registrados 26,92 mm de chuva. Nas últimas 12 horas, 84,46 e nas últimas 72h, 109,39 mm.

“É importante que a população fique atenta aos sinais de deslizamentos e alagamentos. Em qualquer situação que achar que tenha risco, entre em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199”, destaca o chefe da Vistorias de Fiscalização, Edevison Cugiki.

Confira as ocorrências e os bairros afetados:

Deslizamento em Residência: 19 ocorrências; Bairros: Águas Claras, Azambuja, Dom Joaquim, Limeira, Nova Brasília, Poço Fundo, Primeiro de Maio, Limeira Baixa, Santa Luzia, Santa Teresinha, São Pedro, Steffen.

Deslizamento em via pública: 2 ocorrências; Bairro: Águas Claras.

Risco de Deslizamento: 14 ocorrências; Bairros: Águas Claras, Azambuja, Bateas, Cedrinho, Poço Fundo Primeiro de Maio, Santa Luzia, São Pedro, Souza Cruz, Steffen.

Alagamento em Residência: 2 ocorrências; Bairro: Azambuja.

Alagamento em Via Pública: 3 ocorrências. Bairro: Jardim Maluche, Primeiro de Maio, São Pedro.

Risco de Queda de Muro: 1 ocorrência; Bairro: Dom Joaquim.

Risco de Queda de Árvore: 1 ocorrência; Bairro: Poço Fundo.

Total: 42 ocorrências.

Nível do Rio

Vidal Ramos: 3,67 metros – Baixando; Estado de atenção; Pico às 14h45: 4,18 metros
Botuverá: 6,01 metros – Subindo; Estado de atenção; Pico: 17h30: 6,01 metros
Guabiruba: 6,01 metros – Subindo; Estado de atenção; Pico: 15h: 2,91 metros
Brusque: 5,50 metros – Subindo; Estado de atenção; Projeção de pico inicial na madrugada de quinta-feira (5), às 2h: 6,50 metros

Próxima projeção de cheias por volta das 22h desta quarta-feira (4).