Regularização do cadastro para eleições do Conselho Tutelar encerra dia 3 julho

Todos os eleitores regulares podem participar

BRUSQUE

  27 de junho de 2023


Ouça o texto
Regularização do cadastro para eleições do Conselho Tutelar encerra dia 3 julho

No dia 1º de outubro, em todo o território nacional, serão realizadas as eleições para os membros do Conselho Tutelar. Todos os eleitores que se encontram em situação eleitoral regular têm o direito de participar desse importante processo.

Para garantir o direito do voto, é necessário que os cidadãos interessados regularizem seu cadastro eleitoral até o dia 3 de julho. Ficando em dia com a Justiça Eleitoral, é possível realizar diversas ações, como a transferência da cidade de votação, solucionar pendências de inscrições suspensas ou canceladas e obter o primeiro título eleitoral. Essas medidas visam garantir que todos os eleitores aptos possam exercer seu direito de voto no Conselho Tutelar.

A escolha dos conselheiros tutelares ocorre a cada quatro anos, no primeiro domingo do mês de outubro subsequente às eleições presidenciais. O voto é sigiloso e facultativo, proporcionando aos eleitores a liberdade de escolher seu representante no Conselho Tutelar.

Em Santa Catarina, um total aproximado de 1.500 conselheiros serão eleitos, com, pelo menos, cinco representantes por cidade. A eleição desempenha um papel crucial na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, já que os conselheiros tutelares atuam na proteção e garantia de seus direitos, zelando pelo seu bem-estar e desenvolvimento.

Inscreva-se na newsletter.