Reunião debate parceria sobre geoprocessamento entre Brusque e o Distrito de Karlsruhe, na Alemanha

Equipe dos dois países iniciará série de reuniões periódicas para avançar no assunto e levar novas soluções para o município

BRUSQUE

  26 de junho de 2023


Ouça o texto
Reunião debate parceria sobre geoprocessamento entre Brusque e o Distrito de Karlsruhe, na Alemanha

A comitiva brusquense que está na Alemanha, em uma série de visitas técnicas das 50 Parcerias Pelo Clima, participou, na sede do Distrito de Karlsruhe, de uma reunião sobre geoprocessamento. O objetivo do encontro foi entender o modelo que eles possuem e como utilizam as informações para maior assertividade na tomada de decisões do poder público.

No modelo alemão, utilizado no país inteiro, os dados são alimentados por diversas instituições, inclusive pessoas voluntárias que se cadastram e ajudam a coletar os dados para alimentar o sistema. Desta forma o conteúdo é atualizado constantemente e evita distorções. O banco de dados possui mapeadas as edificações, monumentos históricos, serviços públicos, entre outros. Toda informação é utilizada para o planejamento da expansão de bairros, implantação de novos serviços públicos.

Para a coordenadora do GeoBrusque, Camila da Silva, a reunião foi muito produtiva. “Pudemos explicar em que ponto estamos e ver de perto as soluções que eles utilizam, evolução cadastral, possibilidade de integração de dados, importância que tem na tomada de decisão do poder público. A partir de agora iniciaremos uma série de reuniões periódicas para que possamos evoluir numa possível parceria de geoprocessamento”, explica.

Encontro debate intercâmbio entre estudantes

Após a reunião sobre geoprocessamento, a comitiva realizou uma reunião com os representantes do Departamento de Educação para falar da rede de ensino do Distrito de Karlsruhe e também do intercâmbio de estudantes.

Em julho, sete estudantes do Colégio Unifebe, e dois estudantes de Guabiruba, acompanhados de duas professoras, viajarão para o Distrito de Karlsruhe para o intercâmbio. No final de outubro, o grupo que vai receber estes estudantes estará em Brusque e Guabiruba.

A viagem da comitiva brusquense para a Alemanha é custeada por meio do projeto 50 Parcerias pelo Clima, que iniciou em 2016 e já possibilitou, além da implantação do Atlas Solar, outros projetos como: substituição da iluminação pública por LED, intercâmbio entre os estudantes e o mais recente, aprovado em 2023, o projeto Brusque Cidade Guardiã das Abelhas, que recebeu um fomento de 27,5 mil euros. O grupo retorna nesta segunda-feira (26) para o Brasil, onde chega na terça-feira (27).

Inscreva-se na newsletter.