Rio Itajaí Mirim deve retornar à calha na madrugada desta sexta-feira (13)

Município registou 114,41 mm de chuvas nas últimas 24h

BRUSQUE

  12 de outubro de 2023


Ouça o texto
Rio Itajaí Mirim deve retornar à calha na madrugada desta sexta-feira (13)

O Rio Itajaí Mirim atingiu seu pico de 6,91 metros às 21h45 desta quinta-feira (12). A previsão indica que o nível do rio começará a diminuir por volta das 23h e deverá voltar ao seu curso normal na madrugada de sexta-feira (13), por volta das 5h. Atualmente, o rio se encontra estável, porém em estado de atenção.

Nas últimas 24 horas, a cidade de Brusque registrou um acumulado de 114,41 mm de chuva, resultando em 45 ocorrências atendidas pela Defesa Civil de Brusque. A maioria dessas ocorrências está relacionada a deslizamentos devido ao solo saturado. No momento, seis pessoas estão desalojadas, e duas edificações foram temporariamente interditadas no município.

“O pico do rio ficou abaixo da nossa projeção inicial, isso se deve, pois em um primeiro momento, consideramos a possibilidade de ter um empilhamento de água, já que a projeção foi feita com o nível do rio muito alto. Felizmente essa projeção não se confirmou. Mas mesmo assim, este foi o maior pico que a gente teve nesses últimos momentos de chuvas na cidade”, destaca o chefe de vistorias e fiscalização da Defesa Civil de Brusque, Edevilson Cugiki.

Nas últimas 24 horas, a quantidade de chuva nas cidades vizinhas também foi significativa: Vidal Ramos com 77,82 milímetros, Presidente Nereu com 63,8 milímetros, Botuverá com 112,73 milímetros e Guabiruba com 83,0 milímetros. Em Brusque, nas últimas seis horas, foram registrados 1,7 milímetros de chuva, 24,41 milímetros nas últimas 12 horas e um total de 118,79 milímetros nas últimas 96 horas.

A situação do rio em Guabiruba está estável, com um nível de 1,12 metros. Em Botuverá, o rio encontra-se em estado de alerta, atingindo 4,59 metros, enquanto em Vidal Ramos, o rio mantém seu nível normal de 2,66 metros.

Inscreva-se na newsletter.