Samae inaugura Estação de Tratamento de Água modular

Solenidade ocorreu nesta quinta-feira (09)

9 de novembro de 2023

Samae inaugura Estação de Tratamento de Água modular

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Brusque (Samae) inaugurou, nesta quinta-feira (09) a Estação de Tratamento de Água (ETA) modular. O novo módulo, fabricado em aço-carbono 350, possui o mesmo sistema de tratamento da ETA existente, que é o floco decantador, com uma capacidade de tratamento de 250m³/h.

Com uma construção mais rápida e eficiente, a ETA possui as mais recentes tecnologias disponibilizadas no mercado, como a automação de válvulas e lavação de filtros, sendo executado com um simples clique, inclusive remotamente. Além disso, a ETA possui uma tecnologia que permite a economia de água durante o tratamento, através da lavação dos filtros, utilizando ar e água. Com isso otimiza-se o tempo de limpeza e aumenta a eficiência do tratamento, consequentemente, disponibilizando mais água para consumo da população.

“A gente sabe que Brusque sofre muito com o problema de falta de água, principalmente no verão onde é o maior consumo. Então essa obra vem para ajudar a melhor na produção e abastecimento para a população, ela tem uma capacidade de 250 metros cúbicos por hora, ela faz parte de um conjunto de obras que o Samae tem para melhor seu abastecimento a curto e médio prazo”, explica a diretora administrativa Larissa Bononomi.

Cláudio Adão Pereira diretor-presidente do Samae, destaca a importância da nova ETA. “É de suma importância para a nossa cidade, uma estação de tratamento como esta, ela vem aumentar nossa capacidade de tratamento, reservação e distribuição. Essas crises hídricas, elas vão acontecer, e nós devemos nos preparar para atacar de frente esse problema que vamos enfrentar nos próximos anos”.

Para o vice-prefeito, André Batisti, o Deco, esta é uma obra essencial para Brusque. “A gente fica muito feliz com mais essa obra, isso significa mais tratamento, reservação e distribuição de água para atender a população. A gente sabe quem sofre com falta de água o incômodo, e quanto difícil é. Nós ficamos felizes por mais essa obra e, com certeza, virão muitas obras para melhor atender a população”.