Samae inicia obra para reutilizar água usada para lavar filtros e decantadores

Ação visa economia e sustentabilidade e deve economizar 10 milhões de litros de água por mês

BRUSQUE

  29 de junho de 2023


Ouça o texto
Samae inicia obra para reutilizar água usada para lavar filtros e decantadores

O Samae de Brusque iniciou, nesta segunda-feira (26), uma obra para possibilitar a utilização da água da lavação dos filtros e decantadores do sistema da Estação de Tratamento de Água (ETA) central. A ação objetiva um sistema mais sustentável nas lavações de filtros e decantadores, com a reutilização de 85% da água.

A água utilizada na lavação dos filtros e decantadores, até então era descartada e a partir da melhoria, será tratada para distribuição. “Com essas melhorias poderemos reutilizar a água em nosso sistema e não jogar mais nas redes pluviais, o que vai gerar uma economia de 10 milhões de litros de água por mês só na lavação dos filtros e decantadores”, explica o diretor-presidente do Samae, Rodrigo Cesari.

Além disso, com o projeto, o custo da obra para destinação do lodo residual dos sedimentadores, que custaria R$ 8 milhões, será reduzido para 4 milhões. O lodo será armazenado em bags, grandes bolsas, para depois receberem destinação adequada, e não serem devolvidos ao rio. “Será uma economia financeira e também um benefício ao meio ambiente, deixando de descartar esta água”.

A obra deve levar cerca de um ano para ser concluída, uma vez que não poderá ocorrer em alguns períodos do Verão, devido ao aumento no consumo de água. “Temos que ter responsabilidade. Esta é uma obra que precisa ser feita com delicadeza, pois estamos falando de uma ETA com mais de 50 anos, responsável pela maior parte do abastecimento da cidade e que terá que ser fracionada devido aos períodos de consumo elevado”, detalha o responsável pelas ETAs, Luciano Camargo.

Inscreva-se na newsletter.