Samae solicita à população que economize água nas próximas horas

Turbidez da água, aliado a altos níveis de consumo, trazem transtornos ao fornecimento em regiões do município

10 de março de 2022

Samae solicita à população que economize água nas próximas horas

O alto consumo provocado pelas fortes temperaturas registradas na região durante as últimas semanas, aliado a níveis intensos de turbidez na água do rio Itajaí Mirim – resultado das chuvas de verão que caem na cidade – vem trazendo transtornos ao sistema de tratamento e abastecimento do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque. O mesmo problema está sendo registrado em diversas outras companhias de água da região.

De acordo com o setor técnico da autarquia, com a água bruta mais suja do que o normal, é preciso realizar mais lavagens nos sistemas de decantação das estações de tratamento. Durante este procedimento, parte do processo é interrompido até que a limpeza dos filtros seja concluída. Junto disso, os reservatórios da companhia demoram mais do que o normal para se recuperar, em decorrência dos altos níveis de consumo, advindos da estação mais quente do ano.

Diante do exposto, a autarquia municipal já entrou em contato com o serviço de caminhão pipa para atender as regiões mais afetadas pela baixa nos índices de reservação. Além disso, o Samae solicita que, neste momento, a população utilize a água tratada com consciência, evitando desperdícios como banhos longos, lavação de carros, calçadas e ou muros, dentre outros.