SECOM Brusque adota IA para elaboração de releases jornalísticos

Aliada ao retoque humano, tecnologia permite melhorar a qualidade e a eficiência da comunicação municipal

4 de dezembro de 2023

SECOM Brusque adota IA para elaboração de releases jornalísticos

A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom), vem adotando, há meses, a Inteligência Artificial (IA) na elaboração de alguns press releases.

Através de ferramentas como Chat GPT, dentre outras, é possível automatizar tarefas como a coleta de dados, a redação de textos e a revisão de conteúdo. Isso torna o processo de produção de algumas matérias jornalísticas mais eficiente e preciso, garantindo que as informações sejam divulgadas de forma clara e concisa.

“A adoção da IA é mais um passo da Secom para modernizar sua comunicação e oferecer um serviço mais eficiente à população”, afirma o secretário de Comunicação Social, Wilson Schmidt Junior. “Vale lembrar que o retoque final é e sempre será humano. A IA não substituirá o ser humano, mas substituirá o ser humano que não se adaptar à esta tecnologia”, salienta.

Machine learning

As ferramentas de inteligência artificial são “treinadas” constantemente para aprimorar o processo de redação jornalística. Para isso, é preciso “abastecer” as ferramentas com um grande conjunto de matérias publicadas pela Secom nos últimos. “Isso permite com que a ferramenta identifique os padrões de linguagem e estrutura utilizados pela secretaria, garantindo que os novos releases sejam consistentes com o estilo e a identidade de escrita da Prefeitura de Brusque”, salienta Wilson.

Este release, inclusive, foi escrito com o auxílio de inteligência artificial. Além disso, o sistema também é capaz de identificar erros de ortografia e gramática, o que ajuda a garantir a qualidade do conteúdo divulgado.