
A Secretaria de Educação de Brusque, apresentou, por intermédio da Associação de Município do Valeu Europeu (Amve), o monitoramento das metas do Plano Municipal de Educação (PME) de Brusque, para representantes da Secretaria do Tesouro Nacional. A reunião foi realizada de forma online. A secretária de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, falou em nome da pasta e a apresentação foi feita pelo contador da prefeitura, Cristiano Bittencourt e pelo José Rafael Corrêa, representando Amve, e Claudia Magalhães e Ana Karolina Dias, dentre outros, representando a Secretaria do Tesouro Nacional.
O principal objetivo da reunião, foi apresentar a metodologia para vinculação das metas do PME ao planejamento de execução orçamentária. Iniciou apenas como uma ferramenta de prestação de contas para o Tribunal de Justiça, mas atualmente ela é utilizada como uma ferramenta de gestão para tomadas de decisões na Secretaria de Educação.
A Secretária de Educação, Eliani, explica que, “fomos convidados por intermédio da Amve, para participar desta reunião. O monitoramento do PME é referência nacional. Com esse dado, os técnicos vêm conhecer como é feito o processo de monitoramento. Isso é muito importante, é uma secretária muito relevante nos reconhecendo. A partir dessa reunião fica estabelecido que estamos em contato permanente com essa equipe de técnicos”.
O que é Plano Municipal de Educação
O Plano Municipal de Educação (PME) é um instrumento de planejamento de médio prazo elaborado pelos municípios com o objetivo de estabelecer metas, diretrizes e estratégias para a educação local em um determinado período. Ele é uma ferramenta importante para garantir o acesso à educação de qualidade e para promover melhorias no sistema educacional municipal.
O PME é baseado em um diagnóstico da situação educacional do município e considera as demandas e desafios locais. Ele abrange desde a educação infantil até o ensino superior, englobando tanto a educação básica quanto a educação profissional e tecnológica. O plano deve contemplar todas as etapas, modalidades e níveis de ensino, bem como a formação de professores, gestão educacional, financiamento e infraestrutura.
