Secretaria de Infraestrutura Estratégica (SIE) faz balanço dos últimos meses

Confira as principais ações realizadas pela pasta em Brusque

1 de novembro de 2023

Secretaria de Infraestrutura Estratégica (SIE) faz balanço dos últimos meses

Além do planejamento das obras de grande porte que ocorrem na cidade, a Secretaria de Infraestrutura Estratégica (SIE) da Prefeitura de Brusque realiza as licitações, a busca por recursos, além de fiscalizar os contratos e as próprias obras em si.

A última ação entregue para a população através da pasta foi a Ponte Arquiteta Andrea Patricia Volkmann, nominada desta forma em homenagem à secretária municipal falecida em agosto deste ano, responsável pela concepção do projeto da maior ponte existente no município.

Outra estrutura que foi entregue para a população através da secretaria é a ponte da rua DJ-003, no bairro Dom Joaquim, em agosto passado. “O investimento é superior a R$ 2,3 milhões, e foi necessário após a antiga travessia apresentar rupturas na estrutura. A nova ponte sobre o ribeirão do Cedro Grande possui 30 metros de extensão e 12 metros de largura, sendo que oito metros serão para o tráfego de veículos e o restante para passeios. São 18 estacas de cada lado da estrutura”, destaca o secretário municipal Rafael Kniss.

O Centro de Educação Infantil (CEI) Professor Raul Amorim, no bairro Ema II, e a UPA Santa Terezinha, também são obras da secretaria. Ambas as estruturas devem estar à disposição da comunidade já no início do próximo ano, trazendo melhorias na área da Educação e da Saúde.

No momento, diversas obras estão em execução no município. A escola de Educação Fundamental Carlos Mortiz, no bairro Zantão, está passando por uma grande reforma, que garantirá mais vagas na escola para a comunidade. A ponte do bairro Rio Branco, já se encontra com 80% dos trabalhos concluídos.

Macrodrenagem

As obras de macrodrenagem desempenham um papel fundamental na gestão de recursos hídricos e na prevenção de inundações em áreas urbanas. Esses projetos envolvem a construção de canais, bueiros, diques e sistemas de drenagem que direcionam eficazmente o excesso de água das chuvas para longe de áreas habitadas, minimizando os riscos de alagamentos e danos às propriedades.

Neste contexto, o SIE está realizando as obras da bacia São Leopoldo, serviço de macrodrenagem com 240 metros de extensão. O serviço já se encontra 85% concluído, trazendo uma melhoria significativa na qualidade de vida da população daquela região. “Os próximos serviços da obra abrangem as bocas de lobo e pavimentação da via”, continua Kniss.

Em se tratando de drenagem, a obra mais importante no momento ocorre no Primeiro de Maio. Com previsão de conclusão de 18 meses, o serviço compreende, em grande parte, drenagem com método não destrutivo (tunnel liner). A dimensão do túnel é de 2,20 metros, utilizando-se, para isso, chapas de aço e escavação de forma manual. Devido ao alto fluxo de veículos na região, a obra foi dividida em etapas, para que a via não seja prejudicada, e também para que o trânsito no local não seja interditado.

“De toda a extensão prevista para a drenagem, 820 metros serão executados por meio de um tunnel liner. O serviço teve início na altura da rua João Hingst (esquina da Italianinha) e segue com esse método até a curva depois da Dokassa, um pouco antes da esquina com a Rua Gustavo Halfpap. De lá, haverá a escavação na via de rolamento de veículo”, complementa o secretário.

Urbanização

As próximas obras que serão executadas pelo SIE compreendem o asfaltamento do Trecho 4 da rua Abraão de Souza e Silva, popular Estrada da Fazenda, e também a rua Cristalina. Ambas estão sendo realizadas através de emendas parlamentares desbloqueadas recentemente, após viagem de uma comitiva da Prefeitura de Brusque na capital federal.

Outras ações já estão em andamento no setor. Dentre eles a Beira Rio Dom Joaquim, que já está com o projeto finalizado, se encaminhando para a fase licitatória. A drenagem e revitalização da rua Victor Meirelles, obra contemplada com recursos do Fonplata, inicia ainda em 2023, marcando o início das ações previstas no financiamento.