Secretaria de Obras constata aumento no descarte irregular de lixo em diferentes bairros da cidade

Denúncias podem ser feitas nos canais de atendimento da Fundema

12 de setembro de 2023

A Secretaria de Obras trabalha diariamente na limpeza das ruas, calçadas, praças e rotatórias de Brusque. São diferentes equipes que mantém frentes de varreção, roçada, pintura, plantio de flores, capinação, tudo para manter uma cidade limpa, bonita e bem cuidada.

Porém, as equipes têm se deparado com um aumento no descarte irregular de resíduo, em diferentes bairros da cidade. Na última vistoria foram encontrados lixo nos bairros Zantão, Cedrinho, Nova Brasília, Steffen e Bateas. “Há descarte de lixo comum, até móveis e resíduos de construção civil em terrenos baldios, ou mesmo próximo a calçadas, o que acaba atraindo insetos, outros animais e podendo até, causar doença”, relata o secretário de Obras, Ivan Bruns Filho.

De acordo com a equipe de fiscalização da Fundação Municipal do Meio Ambiente o descarte irregular de lixo é proibido porque pode causar poluição edáfica, hídrica e atmosférica, além de atrair vetores de doenças e pode configurar crime ambiental. “É passível de reclusão de um a quatro anos, além de multa, que pode variar de R$ 5 mil a R$ 50 mil”, detalha o diretor-geral da Fundema, Cristiano Olinger.

“Pedimos que as pessoas que virem o descarte irregular, denunciem, para que possamos identificar e notificar quem o faz”, finaliza Olinger.

Denuncie

As denúncias podem ser realizadas de diferentes formas:
Presencialmente na sede da Fundema, localizada na rua Pedro Werner, 202 – Centro II;
Telefone fixo da Fundema: 3355 6193;
Ouvidoria online da Prefeitura: brusque.atende.net;