Secretaria de Obras explica como funcionará a limpeza da cidade após as chuvas

Diversas ruas encontram-se danificadas após os alagamentos

BRUSQUE

  9 de outubro de 2023


Ouça o texto
Secretaria de Obras explica como funcionará a limpeza da cidade após as chuvas

A Secretaria de Obras, desde os primeiros dias das fortes chuvas que caíram em Brusque, vem trabalhando na linha de frente, com limpezas em diversas ruas do município, em decorrência das enxurradas, alagamentos e, também, deslizamentos em vias públicas. O foco, neste momento, é liberar, sempre que o rio Itajaí Mirim retorna a calha, o tráfego nas duas margens da Beira Rio, avenidas com grande fluxo de veículos.

As equipes estão de plantão 24 horas, desde o último dia 4 de outubro, para agilizar todo o atendimento necessário à comunidade, destaca o secretário de Obras, Ivan Bruns Filho. “Sempre que o rio estabiliza e começa a descer, nossas equipes já iniciam os trabalhos. Temos o maquinário que auxilia no escoamento da água da via de volta para o rio. Esse procedimento é realizado para que todo o lodo e areia retorne para o rio, não ficando na via, dificultando os trabalhos de limpeza posteriormente”.

Em outra frente de trabalho, equipes também atuam nas limpezas das bocas de lobos, já que, devido às enxurradas, muita lama se acumula, dificultando o escoamento das águas pluviais. “Além disso, sempre realizamos o recolhimento de todo o material, como toras, galhos, mato, que se prende aos arredores, calçada e pilares das pontes, quando a água sobe. Se não limparmos sempre que possível, o acúmulo pode se transformar em uma represa, que dificultará ainda mais o escoamento das águas”, continua o secretário.

Todos os trabalhos dependem da situação climática. “Precisamos de estabilidade no tempo, para que possamos realizar a Operação Tapa Buraco nas vias mais afetadas. Neste momento o solo está molhado, e alguns locais cedem devido à água. Alguns trabalhos só podem ser realizados quando a situação estiver sob controle”, finaliza.

Inscreva-se na newsletter.