Secretaria de Obras realiza ação de limpeza de valas no município

Ideia é garantir o escoamento adequado das águas pluviais e prevenir possíveis enchentes e alagamentos

BRUSQUE

  6 de dezembro de 2023


Ouça o texto
Secretaria de Obras realiza ação de limpeza de valas no município

Após a conclusão bem-sucedida dos trabalhos de limpeza de valas realizados anteriormente, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos inicia uma nova rodada de limpeza, diante do assoreamento recorrente dessas valas.

Com o objetivo de diminuir os transtornos causados pelas chuvas, a Secretaria de Obras tem se empenhado na manutenção e desobstrução das valas em diferentes regiões. Elas são responsáveis por captar e direcionar as águas pluviais para o rio, evitando o acúmulo e o transbordamento em vias públicas e residências.

O secretário de Obras e Serviços Urbanos Ivan Bruns Filho enfatizou a importância da ação contínua. “Identificamos a necessidade de uma manutenção periódica para garantir o funcionamento adequado das valas. Estamos comprometidos em enfrentar esse problema de forma contínua e eficiente.”

No entanto, mesmo com as intervenções anteriores, algumas valas já se encontram novamente assoreadas, o que compromete sua capacidade de escoamento. Diante dessa situação, a Secretaria decidiu iniciar uma nova etapa de limpeza, visando garantir o pleno funcionamento desses canais e prevenir possíveis problemas durante o período chuvoso.

A limpeza das valas consiste na remoção de sedimentos, resíduos sólidos e vegetação que obstruem o fluxo das águas. Para isso, equipes especializadas realizaram os trabalhos em diferentes pontos da cidade.

Além da limpeza das valas, a Secretaria de Obras também tem investido em medidas de conscientização da população, ressaltando a importância de descartar corretamente o lixo e evitar o despejo de materiais nas vias públicas, que podem acabar obstruindo as valas. A colaboração dos moradores é fundamental para manter a eficiência do sistema de drenagem da cidade.

Com a realização desses trabalhos de limpeza, a Secretaria de Obras busca assegurar um ambiente seguro e livre de alagamentos para todos os cidadãos.

Em caso de dúvidas ou emergências relacionadas ao sistema de drenagem, os moradores podem entrar em contato com a Secretaria de Obras por meio dos canais de atendimento disponibilizados. Telefone: (47) 3350-1960, (47) 3350-1513, (47) 3252-1852 e (47) 3252-1853.

A participação ativa da comunidade é essencial para manter a cidade limpa e segura durante todo o ano.

Inscreva-se na newsletter.