Secretaria de Obras vai até uma Brusque longe de Brusque

Equipes vêm trabalhando para ajudar moradores em áreas distantes do município

11 de março de 2024

Secretaria de Obras vai até uma Brusque longe de Brusque

Decididos a se afastar da aglomeração dos bairros mais movimentados e da correria do dia a dia, um casal optou por subir o Morro do Bela Vista, no Cedro Alto, em busca de paz e sossego. E encontraram justamente isso por lá.

Porém, subir o morro não era tarefa fácil para Sílvio e Mara. Antes de a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos começar os trabalhos de patrolamento na estrada da localidade, eles afirmaram ter ouvido de um vizinho que não era feito esse serviço ali há cerca de 25 anos.

“Além de a estrada ser muito esburacada, havia muitas pedras grandes pelo meio do caminho também”, disse Sílvio.

Essa realidade mudou e a vida do casal, que trabalha no setor de construção civil, também sofreu mudanças. Eles até já pensam em comprar um carro mais novo, visto que as condições da estrada melhoraram muito com o patrolamento recente.

Vivendo em uma casa simples, mas muito aconchegante, Sílvio e Mara se mudaram para o Morro da Bela Vista há seis anos e agora se mostram bem satisfeitos com as melhorias nas condições da estrada. “As condições eram bem ruins. Daí encontramos a equipe da Secretaria de Obras, explicamos a nossa situação, eles nos ouviram e logo vieram fazer o patrolamento”, explicou Mara.

O prefeito de Brusque, André Vechi, demonstra satisfação ao ver o impacto do trabalho realizado pela prefeitura nas áreas periféricas da cidade. “Primeiro, a gente fica muito feliz em poder, por meio do nosso trabalho, trazer qualidade de vida para as pessoas”, comenta o chefe do Executivo. “A gente tem uma cidade grande, que cresceu de forma horizontal, então nós temos diversas mini-cidades, mini-núcleos urbanos em Brusque, e o papel da Prefeitura é poder levar esse tipo de serviço, de patrolamento, retirada de barreira, abrir estradas, para poder melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”.

Falando sobre o trabalho mais afastado dos olhos dos bairros mais populosos de Brusque, André garante que esta é uma grande preocupação do governo. “Nutrimos um carinho muito especial, sobretudo pelas pessoas nos bairros mais distantes. Sou da Limeira Alta, então eu cresci vendo, pelo fato de eu morar longe da cidade, quantas barreiras eu tive ao longo da minha vida. Então é muito satisfatório hoje poder levar serviços públicos, não só no Obras, mas outros, como a ampliação de vaga em creches, a ampliação do horário de atendimento das UBS das 7h às 19h, proporcionando àquele trabalhador do horário comercial possa ir depois do horário, ir mais cedo, no meio-dia e ter um bom atendimento de qualidade de vida”, comentou André.

Sobre o trabalho realizado no Morro do Bela Vista, o secretário de Obras, Ivan Bruns Filho, também se mostrou satisfeito em poder ajudar as pessoas que vivem mais afastadas dos grandes centros. “Pude conhecer melhor o bairro do Cedro Alto e conheci a localidade de Taquaruçu e Bela Vista. Então a gente conhece lugares de uma beleza particular, onde moram pessoas de todos os tipos, que a gente acaba criando amizade e convívio, então pessoas que são, às vezes, conserveiros, são moradores do bairro, e a gente entende a necessidade das pessoas que é a locomoção”, disse Ivan.

Quanto aos trabalhos realizados pela secretaria de Obras no local, o secretário explicou com mais detalhes. “Subimos com duas patrolas, duas retroescavadeiras e dois caminhões. Uma semana atrás a gente já encomendou material, depositando no terreno ali embaixo. Por que isso? Pela distância, pelo trânsito, você sair aqui embaixo com 10, 12 carretas de material que vai ser colocado lá de areião. Então, imagina esse trânsito de caminhão levando ‘gota a gota’. Então a gente deposita lá, uma dessas carretas fica embaixo carregando, baldeando o caminhão, e uma sobe já abrindo sarjeta, boca de lobo, abrindo as valetas laterais”, detalhou.

Ivan conversou com esses moradores do Morro do Bela Vista e conhece bem as dificuldades de cada um. “São pessoas que vêm trabalhar aqui para baixo, muitas pessoas têm sítio, têm chácara, alguns são moradores. Então é uma gratificação e uma realização para a gente poder entregar uma melhor qualidade de trânsito e até de vida para essas pessoas”, disse o secretário.