Secretário de Obras fala sobre prejuízos causados pela cheia do Itajaí-Mirim

Confira principais pontos de atenção elencados pela pasta

18 de novembro de 2023

Secretário de Obras fala sobre prejuízos causados pela cheia do Itajaí-Mirim

O município de Brusque já começa a contar os prejuízos causados pelas chuvas e pela cheia do rio Itajaí-Mirim. Desde as primeiras horas da manhã deste sábado (18), equipes de diversos órgãos municipais estiveram nas ruas para verificar os problemas e começar a trabalhar em suas resoluções.

O Secretário de Obras Ivan Bruns Filho fez uma avaliação sobre a situação. “Já estamos desde o dia 4 de outubro enfrentando as chuvas, essa é a décima subida do rio na Beira-Rio, sendo esta a pior delas. O rio ficou 24 horas na pista sem retornar para a calha. Agora pela manhã ele vem baixando de forma rápida e agora é que estão aparecendo algumas surpresas não muito boas”, disse o secretário.

“Na altura do Plaza Rivel tivemos um metro de sedimentação que vamos ter que retirar e limpar. Na altura do Hotel 101 foi um trecho que também assoreou muito lodo, ali é um serviço ruim de fazer, mais demorado. Temos alguns desmoronamentos em frente ao Archer Stock, um braço da calçada, também na curva do bombeiro, na parte nova da Beira-Rio já desabou um pouco do enrocamento e encontramos algumas placas de concreto da calçada conforme a água foi baixando”, completou Ivan.

O secretário recomendou muita cautela da população, pois ele tem ciência de que as pessoas querem voltar a caminhar na Beira-Rio para se exercitar, mas ele pede para que isso seja evitado até que seja concluída toda a limpeza da área.

Nos próximos dias, será feita uma análise de como está a estrutura da Beira-Rio e dessa forma, garantir a segurança da população. Mas, neste sábado, ela permanece interditada.

A Ponte Arthur Schlosser (Ponte do Terminal), no Centro, está em meia-pista por motivos de precaução. As análises sobre a estrutura do local serão feitas tão logo o nível da água esteja baixo o suficiente para que as equipes possam avaliar o seu estado geral.