Senado Federal aprova autorização para que Brusque possa firmar contrato com o Fonplata

Matéria tramitou pela manhã na Comissão de Assuntos Econômicos e foi votada no plenário em regime de urgência no mesmo dia

2 de maio de 2023

O Senado Federal aprovou, em sessão plenária, no final da tarde desta terça-feira (2) o projeto para que a cidade de Brusque possa firmar o empréstimo com o Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata, o Fonplata. Os investimentos ultrapassam em US$ 37,5 milhões, sendo US$ 30 milhões do banco e US$ 7,5 milhões como contrapartida do município. Os recursos serão utilizados em grandes obras de infraestrutura, mobilidade urbana e saneamento.

Antes da sessão, na manhã de sexta, o projeto já havia tido parecer favorável na Comissão de Assuntos Econômicos da casa legislativa, tendo como relator o senador catarinense Esperidião Amim.

Segundo o prefeito de Brusque, Ari Vequi, o empenho do senador e o controle das contas públicas municipais foram fundamentais para apreciação em tempo recorde do projeto, votado em caráter de urgência. “Esta mobilização em Brasília começou na semana passado, quando estive junto aos deputados catarinenses Carlos Chiodini e Valdir Cobalchini e do líder Isnaldo Bulhões e aceleramos a tramitação da matéria. O papel do senador Amin também foi fundamental, onde em apenas um dia, a matéria tramitou na Comissão e no Plenário”, destaca Ari Vequi.

Para finalizar a contratação é necessário apenas a assinatura do contrato, entre o banco, o governo federal (que será avalista através do Fundo de Participação dos Municípios) e a cidade de Brusque, o que deve ocorrer nas próximas semanas.