Servidores da Defesa Civil de Brusque agora são oficialmente Técnicos em Defesa Civil

Formação ocorreu na sexta-feira (1º), feita pelo Instituto Federal Catarinense

4 de março de 2024

Na última sexta-feira (1º), foi realizada a formatura do curso Técnico em Defesa Civil no Campus Camboriú do Instituto Federal Catarinense (IFC). Na ocasião, o Diretor de Proteção e Defesa Civil de Brusque, André Cristiano Archer, e o Chefe de Vistorias e Fiscalizações, Edevilson Paulino Cugiki, tornaram-se oficialmente técnicos em Defesa Civil.

O IFC propôs à Defesa Civil de Santa Catarina que a primeira turma na modalidade EaD fosse em cooperação técnica. Isso possibilitou aos municípios catarinenses a oportunidade de profissionalizar seus servidores para oferecer maior eficácia e eficiência nas ações de proteção e defesa civil. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil selecionou os municípios por meio da manifestação de interesse dos gestores públicos municipais.

O curso teve uma duração de um ano e meio, com carga horária de mais de 800 horas, abrangendo ensino a distância com aulas online, aulas práticas e avaliações presenciais. Agora, por conta da formação, os servidores da Defesa Civil de Brusque, possuem registro no Conselho Regional de Administração, órgão que rege a profissão.

Essa formação segue na linha do Projeto de Lei (PL) nº 3353/2023, que trata da regulamentação da profissão, que fará com que os municípios tenham profissionais formados na área para dar continuidade nas políticas públicas do município e tornar a proteção e defesa civil algo permanente.