Setembro amarelo: confira as ações de valorização a vida que serão realizadas

Ações são voltadas à comunidade e a capacitação de profissionais

13 de setembro de 2023

Setembro amarelo: confira as ações de valorização a vida que serão realizadas

A Secretaria de Saúde de Brusque, em especial as unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), promove, neste mês, uma série de ações alusivas ao Setembro Amarelo.

A campanha de conscientização e prevenção ao suicídio, que ocorre durante todo o mês, tem como objetivo principal promover o diálogo aberto sobre questões relacionadas à saúde mental, reduzir o estigma em torno de problemas psicológicos e emocionais, além de fornecer apoio às pessoas que enfrentam dificuldades emocionais.

A coordenadora do Caps, Inajá Araújo, destaca a importância da campanha. “A ideia da campanha de valorizar a vida é de que a sociedade como um todo compreenda a capacidade de perceber que a vida é única e irrecuperável. Sendo assim, queremos trabalhar as potencialidades da mentalidade”.

Durante o período, várias instituições, organizações e indivíduos se unem para disseminar informações sobre os sinais de alerta do suicídio, oferecer recursos de ajuda e encorajar aqueles que precisam a buscar assistência profissional. As ações da pasta vão desde a capacitação de profissionais, atividades na praça para a comunidade até a promoção de variadas palestras.

Junto com as ações, na sexta-feira (15), às 16h30, no Gabinete, o prefeito interino e eleito de brusque, André Vechi, fará a assinatura do Plano Municipal de Valorização a Vida, que contém detalhadamente ações, orçamento municipal, pautas voltadas a educação permanente, além de promoção de políticas públicas sobre o tema.

“Muito mais que prevenir o suicídio, a gente tem que valorizar a vida, e é nesse foco que o plano de valorização está vindo. Nós temos que discutir com a comunidade formas de se manter uma qualidade de vida estável, com ajuda mental, física”, finaliza Inajá.

A secretária municipal de Saúde, Thayse Rosa, chamou atenção pelos números alarmantes. “O problema é um caso que não é exclusivo do Brasil, mas, quando analisamos, entendemos que o país vem na contramão, com índices elevados, mais do que o esperado. A gente precisa falar isso, e com responsabilidade. As causas são evitáveis, com o diagnóstico precoce. Vivemos uma era de muito tabu sobre adoecimento mental.

Confira as datas e ações:

Avaliação da qualidade de vida dos professores e monitores da rede de educação municipal, realizado com parceria com a unifebe durante todo o mês de setembro;

Divulgação do Centro de Valorização à Vida em mais de 400 lojas do município, em parceria com o CDL.

Participação dos usuários do Caps Infantil no lançamento da Frente Parlamentar da Saúde Mental na Alesc, além de exposição de materiais desenvolvidos nas oficinas; Data: 14/09.

Atividade na praça Barão de Schneeburg em alusão ao setembro amarelo; Data: 16/09.

Capacitação do psiquiatra Homero Luiz Alves Gastal com os médicos da Atenção Básica; Tema: depressão; Data: 27/09; Local: Uniasselvi;

Atividade com as equipes de saúde da Atenção Básica visando a qualidade de vida dos profissionais da saúde, com a participação dos acadêmicos de Psicologia da Unifebe; Data: 27/09.

Assembleia com os pais e crianças em atendimento no Caps Infantil com palestra em alusão ao setembro amarelo; Data: 27/09.

Assinatura do prefeito e da secretária de Saúde na apresentação do Plano de Valorização da Vida. Data: 15/09; Horário: 16h; Local: Gabinete do prefeito.

Semana interna de prevenção ao suicídio com ações de promoção à saúde mental

Palestra na empresa Recicle/Veolia sobre saúde mental; Mediação: psicólogos do CapsAD, Jones Trajano e Glauber Rodrigues Rabelo; Data: 19/09.

Projeto Semear a Vida: ida ao mercado Archer para receber uma muda de árvore com os usuário do serviços do Caps AD e Caps Infantil, e fazer plantio na rodoviária e no bairro Maluche; Data: 21/09.

Passeio dos usuários do Caps AD no Zoobotânico, para a realização de um piquenique.

Palestra no Caps AD com a equipe do Centro de Valorização à Vida (CVV).