Tiro ao alvo é declarado patrimônio imaterial do município

Autor do projeto enquanto vereador, prefeito André Vechi sancionou lei em evento no Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque

29 de junho de 2023

Tiro ao alvo é declarado patrimônio imaterial do município

Na noite desta quarta-feira, 24 de junho, o prefeito em exercício de Brusque, André Vechi, oficializou a sanção da lei que reconhece a prática do tiro ao alvo como patrimônio imaterial da cidade.

A cerimônia de assinatura ocorreu no centenário Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque, e contou com a presença de diversas lideranças políticas e autoridades, incluindo a deputada federal Daniela Reinehr, lojistas do setor, atiradores e demais convidados.

A legislação destaca a importância cultural, esportiva e social do tiro ao alvo, fazendo com que o município a reconheça como uma atividade tradicional, valorizando seu papel no desenvolvimento da região. “Ao declarar o tiro ao alvo como patrimônio imaterial, Brusque reforça sua identidade cultural e incentiva a preservação e promoção dessa prática que envolve habilidade, concentração e disciplina”, afirma Vechi, que teve o vereador André Batisti, o Deco, como co-autor do projeto de lei.

Durante a cerimônia, o prefeito André Vechi enfatizou a relevância histórica e a tradição do tiro ao alvo em Brusque, destacando sua presença enraizada na comunidade e os benefícios que traz para os praticantes. Ele ressaltou que essa iniciativa proporcionará o fortalecimento do esporte e o estímulo à formação de novos atiradores, bem como impulsionará o turismo e a economia local, atraindo entusiastas da prática de outras regiões.

A deputada federal Daniela Reihner também expressou seu apoio à nova lei e elogiou a atitude do município em valorizar uma atividade esportiva tradicional e responsável. Ela enfatizou a importância de preservar as tradições locais e de promover o engajamento dos jovens na prática esportiva como forma de desenvolvimento pessoal e social.

“A decisão de Brusque em declarar o tiro ao alvo como patrimônio imaterial do município é um marco significativo que destaca a rica cultura da cidade e reafirma seu compromisso em preservar e valorizar suas tradições. A nova legislação trará benefícios não apenas para os atiradores e lojistas do setor, mas também para toda a comunidade, promovendo a prática esportiva, a interação social e o fortalecimento da identidade local”, finaliza o chefe do Executivo.