Trabalhos de limpeza no município são intensificados

Equipes agora trabalham em três turnos para manter a cidade limpa e organizada

10 de abril de 2024

Trabalhos de limpeza no município são intensificados

Com o objetivo de entregar uma cidade ainda mais limpa, bonita e organizada para seus moradores, a Prefeitura de Brusque, através da secretaria de Obras e Serviços Urbanos, passou a intensificar os trabalhos de limpeza e roçada em todo o município.

No turno da manhã, que se estende das 5h até às 13h30, a equipe conta com nove profissionais, incluindo quatro roçadores, quatro ajudantes e um motorista. Eles focam na manutenção das áreas públicas da cidade, corte da vegetação e limpeza.

No segundo turno do dia, que vai das 13h30 até 22h, entra em cena a equipe responsável pela coleta de lixo das lixeiras espalhadas por pontos estratégicos da cidade. Outra equipe realiza a retirada de entulho utilizando uma retroescavadeira, um caminhão e dois ajudantes.

Durante o período noturno, uma equipe terceirizada assume o trabalho. Ela é composta por sete profissionais: um motorista, um operador de Bob Cat (pequena escavadeira) e cinco trabalhadores braçais. Esses profissionais são responsáveis pela roçada e limpeza de áreas designadas. A Bob Cat é equipada com um escovão acoplado, facilitando a varrição das vias, enquanto um caminhão-caçamba acompanha a máquina para recolher a sujeira, garantindo uma operação eficiente e completa.

Outra equipe, com um motorista, dois ajudantes e um profissional com motosserra, realiza a poda de árvores em todos os bairros utilizando um caminhão Munck para auxiliar o corte em lugares mais altos. A poda adequada das árvores ajuda a manter a segurança nas vias públicas, prevenindo a queda de galhos sobre veículos e pedestres. Além disso, a poda contribui para a saúde das árvores, estimulando o crescimento saudável e reduzindo o risco de doenças. Também é importante para manter a estética e beleza das áreas verdes urbanas.

Uma outra equipe realiza a lavação das vias e a umidificação das ruas não pavimentadas, operando um caminhão-pipa sob a supervisão de um motorista e um ajudante. Essa importante tarefa contribui para manter as vias limpas e seguras, enquanto a umidificação das vias não pavimentadas ajuda a controlar a poeira, garantindo um ambiente mais agradável para todos que moram e transitam pelo local.

Além disso, há equipes especializadas em tarefas específicas, como os varredores, composta por nove servidores responsáveis pela limpeza do centro da cidade.

Já a conservação das ruas mais afastadas é realizada por 29 conserveiros que assumem a responsabilidade da capinação, roçada, limpeza de sarjetas, bocas de lobo e fechamento de pequenos valos abertos durante períodos chuvosos.

Essas equipes operam em conjunto para garantir que todas as áreas da cidade recebam a atenção necessária, mantendo um ambiente limpo, seguro e agradável para os moradores e visitantes. O trabalho coordenado desses profissionais contribui significativamente para o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade brusquense.