Vacina contra meningite está disponível para adolescentes com idade entre 11 e 14 anos

A vacina meningocócica ACWY agora está disponível para adolescentes com idade entre 11 e 14 anos, até o mês de […]

BRUSQUE

  6 de junho de 2023


Ouça o texto
Vacina contra meningite está disponível para adolescentes com idade entre 11 e 14 anos

A vacina meningocócica ACWY agora está disponível para adolescentes com idade entre 11 e 14 anos, até o mês de dezembro deste ano.O objetivo é ampliar a cobertura entre este público, que é o principal responsável pela manutenção da circulação da doença, apesar da faixa etária em maior risco de adoecimento ser a que compreende as crianças menores de um ano de idade.

O imunizante está disponibilizado no Calendário Nacional de Vacinação, para adolescentes com 11 e 12 anos, porém o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária, devido à baixa procura pelo imunizante.

De acordo com o Ministério da Saúde, nos adolescentes, as vacinas meningocócicas demonstram associar-se a uma robusta resposta imune, com persistência de títulos de anticorpos protetores por um prolongado período, garantindo assim, a proteção de significativa proporção desses adolescentes vacinados até a idade adulta, com diminuição dos coeficientes de incidência da doença em condições endêmicas.

“Nos últimos anos tivemos uma diminuição na procura pela vacina como um todo. A única forma de controlar a doença meningocócica é manter elevadas coberturas vacinais tanto na população infantil quanto em adolescentes, por isso é importante que os pais e responsáveis procurem pela vacinação”, destaca a diretora-geral de Vigilância em Saúde, Carol Maçaneiro.

É possível se vacinar na sala de vacina da Policlínica e nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde. Para se vacinar é necessário apresentar um documento com foto e a caderneta de vacinação.

Inscreva-se na newsletter.